quinta-feira, 7 de julho de 2011

Ser "dona" da nossa casa não é pra qualquer uma!!!

Oi amadas, hoje vim pra falar sobre um assunto comum a maioria de nós mulheres, até as que trabalham não tem como se ver longe dessa rotina, o de limpar nossa casinha...
Então tudo começou qdo me casei, antes apesar da insistência da minha mãe não quiz aprender nada dos afazeres de casa, trabalhava, estudava aí acaba não me sobrando tempo de fazer nada e muito menos aprender com minha mãe.
Depois de casar, trabalhava num horário diferenciado e muitas vezes chegava em casa de madrugada aí pela rotina puxada tinha diarista duas tardes por semana, era uma pazzzz, rs, eu sem filhos imaginem tinha o luxo de ter uma diarista 2x por semana, foi assim por 3 anos, resultado mais esse tempo todo sem fazer nada em casa.
Aí Lelynha nasceu, resolvi parar de trabalhar pra ficar com ela pelo menos até seus 3 anos e o fiz, fiquei sem diarista por um tempo e depois contratei uma que ia 1x por semana, era tranquilo, mas o grosso do serviço da casa eu não fazia, deixava pra qdo a diarista viesse.


Voltei a trabalhar qdo a Leticia tinha 2 anos, voltei a ter diarista semanalmente, na verdade sempre tive diarista e o tempo foi passando, até que a 3 anos maridinho decidiu que iriamos comprar a casinha (apto) que moramos hoje, precisariamos economizar pra conseguir alcançar esse sonho, a primeira coisa a ser cortada já que eu não estava trabalhando de novo (tive o Luan e decidi parar novamente) foi não ter mais diarista, foi difícil, aliás é até hoje, mas estou aprendendo a duras penas, confesso que com 11 anos de casada tem muitas coisas que ainda não sei fazer direito, não tenho vergonha de falar isso, mas tenho boa vontade e vou atrás, pesquiso na internet e me esforço pra sempre fazer melhor a cada dia, acho que apesar dos novos tempos onde a mulher é multi funções, é mãe, cuida da casa, trabalha fora, vejo que temos sim que saber limpar uma casa com capricho, nem que seja pra ensinar a empregada que muitas podem ter diariamente, enfim saber fazer é essencial...


Eu aqui vou levando, ainda não sei passar roupa, sério! Acho muito, muito difícil, camisa mesmo qdo passo de uma lado e viro para passar do outro ela já está amassada, marido faz e bem feitinho aí acaba que ele mesmo resolvendo a situação.
Esses dias numa das minhas procuras em como melhorar o que preciso fazer todos os dias achei um cronograma de como nos organizar nas tarefas do lar, segue pra vcs tbém terem uma idéia de como melhorar essa batalha diária, porque fala sério é um servicinho ingrato, não termina nunca, rs!

DIARIAMENTE
– Jogar o lixo fora e limpar as lixeiras
–Limpeza leve dos banheiros (para não acumular sujeira)
–Limpeza leve da cozinha
–Lavar louça
–Arrumar as camas pela manhã
–Passar aspirador ou pano úmido no chão
–Se você tiver animais domésticos, limpar a sujeira, o prato de comida e trocar a água dos bichinhos.

UMA VEZ POR SEMANA
–Trocar a roupa de cama,mesa e banho
–Limpeza pesada do banheiro
–Limpeza pesada da cozinha
–Engraxar os sapatos
–Limpar vidros e quadros
–Tirar o pó dos eletrodomésticos
–Passar lustra-móveis nas peças de madeira
–Limpar estofados, tapetes e carpetes
–Lavar as lixeiras por dentro
–Limpar forno, fogão, microondas e geladeira


TRÊS VEZES POR SEMANA
–Lavar roupas (escolha os dias,por exemplo, segunda quarta e sábado)
–Passar roupas
–Molhar as plantas

DE 15 EM 15 DIAS
–Descongelar a geladeira
–Lavar os azulejos dos banheiros, copa,cozinha e lavanderia


UMA VEZ POR MÊS
–Limpar as máquinas de lavar
–Virar o colchão
–Limpar as paredes pintadas
–Fazer a faxina da despensa e da parte interna dos armários

A CADA SEIS MESES
– Lavar cortinas e tapetes
–Trocar o refil do filtro de água
–Limpar ralos e sifões
–Lavar a caixa-d'água
–Verificar o estado do rejunte de banheiros e cozinhas

Claro que muita coisa dessa lista aí está defazada, descongelar geladeira pelo amor né? Mas bem que a minha geladeira não é Frost Free ela é quaseeee, rs!
Aí com minha insistência em tentar manter tudo limpo organizado, casinha vai indo feliz, ás vezes confesso que fico maluquinha sem saber por onde começar masss no fim dá tudo certo.


Apesar da rotina que é pra lá de cansativa, digo a vcs que depois de tudo prontinho olho a minha casinha e fico feliz de saber que está assim limpinha por minha causa e vai dizer é ou não é uma delícia ficar em casa com ela cheirosinha e com tudo no lugar, rs!
E vcs como se organizam com a rotina da casa?
Espero vcs aqui, beijinhos mil Jana Cassis.

10 comentários:

  1. Adorei as dicas, realemte tem coisa que a gente esquece e essa listinha vai me ajudar muito! Eu vou fazer como vc, hj tenho uma faxineira que vem 1 vez por semana, mas estou comprando uma casa e pra economizar, terei que abrir mao da ajudante! Ainda bem que a casa nova e pequena nao me dara mto trabalho limpar! Adoro seu blog! bju

    ResponderExcluir
  2. Amigaaa, nossaaa, fiquei toda toda com seus elogios rsrs!!! olha amei d+ essa lista, vou imprimir e colocar ma geladeira p minha ajudante.ontem como fui ao salão e não fiquei em casa, ela saiu e deixou tudo uma bagunça!!!!aff tive que eu fazer, mas hj ela só sai daki depois de tudo limpo....mas isso é outro assunto! vou dar uma faxina na minha casinha hj e postarei mais fotos...e sua casa heim?! sempre impecavél!!
    bjs
    Ana

    ResponderExcluir
  3. Oi Jana!! Eu adoro minha casa cheiorosa e limpinha, e confesso que sinto uma preguiça imensa em começar a limpar, mas quando começo não paro rs...
    Eu trabalho fora e quando chego quero descansar entao fica tudo pra fazer no sabado, a minha sorte é que o marido ajuda bastante, ensinei diversos afazeres pra ele, que faz td direitinho rsrs!! Bjos

    ResponderExcluir
  4. Nossa, adorei! Vou imprimir a listinha, valeu!!!

    ResponderExcluir
  5. Cruel.

    Desde que trabalho e larguei a vida de dona de casa, meu lar nunca fica do jeito que quero. Mesmo hoje contando com uma ajuda 2x por semana (mas só meio período). Espero que depois determinada a obra, eu use esse tempo que passo na reforma para dar o meu parecer na arrumação da casa (o pesado não faço há anos).

    ResponderExcluir
  6. Realmente ser dona de casa é complicado. Eu comecei nesta vida agora (faz dois anos que casei) tento me virar, mas sei que falta muito pra ser realmente boa.
    Eu tenho uma listinha parecida com esta, mas acrescentei algumas coisas que na minha não tinha.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Nem me fala, fico até irritada quando a casa está suja. Mas eu ainda faço faculdade, é uma luta porque tenho que estudar de domingo a domingo quando tenho que fazer trabalhos ou provas...acabo deixando a casa de lado. Mas ver a casa limpinha e organizada é ótimo!

    ResponderExcluir
  8. É verdade... ser dona de casa devia ser um emprego remunerado pelo estado, ehehehhe e bem remunerado!

    Eu passo a vida de esfregona na mão, e pano do pó na outra. De vez em quando lá tiro uma folga e desforro-me do sofá!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. MUITO LINDOOO, EU ADORO MADEIRA NA DECORAÇÃO, BJS

    ResponderExcluir
  10. Ameeeeeeeeeeeei aos poucos vou ficando organizada tbém.

    ResponderExcluir

Obrigada por passar um tempinho comigo!
Seu comentário é muito importante para mim.
Bjs Jana Cassis.

"Não tenho culpa se meus dias têm nascido completamente coloridos e os outros cismam em querer borrar as cores. Não tenho culpa se meu sorriso é de verdade e acontece por motivos bobos, mas bem especiais. Não tenho culpa se meus passos são firmes. Não sou perfeita... Eu tropeço e caio de vez em quando, aliás, eu caio muito. Meus olhos... Tem brilhado bem diferente ultimamente. E brilham diferente a cada dia... e começo a me preocupar... pois tenho medo da velocidade dessas alterações... E no meu mundo mais lindo e completo não consigo entender a existência de algumas pessoas. Mas o mundo aqui não é dos mais justos mesmo... Compreendo. Mas mesmo assim, eu tenho bastante lápis de cor... Empresto pra quem quiser pintar a vida. Mas por favor... Não borrem a minha." Essa sou eu tentando colorir a vida... Beijos mil a todas!! Jana Cassis.