terça-feira, 4 de outubro de 2011

Casa arrumada...

Essa semana recebi de uma amiga querida um texto lindo, ela se chama Liliam, sempre me acompanha, já trocamos email, contamos um pouquinho da nossa vida uma pra outra, enfim apesar de não a conhecer pessoalmente considero-a uma amiga...
Liliam é uma menina linda, cheia de sonhos, mãe, esposa, batalhadora, que pra honrar a classe "jeito mãe de ser", se culpa horrores por tudo! Rs! Normal né?
A gente é assim mesmo, talvez por isso somos melhores que os homens, pois como nos cobramos muito não aceitamos nada mais ou menos...
Apresento a vocês Liliam!



Como não gostar desse mundinho recebendo tanto carinho?
Impossível! 
O post de hoje Liliam dedico a você por ter me passado esse texto lindo!






Casa Arrumada 
Carlos Drummond de Andrade

Um lugar organizado, limpo, com espaço livre pra circulação e uma boa entrada de luz.
Mas casa, pra mim, tem que ser casa e não um centro cirúrgico, um cenário de novela.
Tem gente que gasta muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os móveis, afofando as almofadas...
Não, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo: Aqui tem vida..."...Casa com vida, pra mim, é aquela em que os livros saem das prateleiras e os enfeites brincam de trocar de lugar.
Casa com vida tem fogão gasto pelo uso, pelo abuso das refeições fartas, que chamam todo mundo pra mesa da cozinha.


Sofá sem mancha?
Tapete sem fio puxado?
Mesa sem marca de copo?
Tá na cara que é casa sem festa.


E se o piso não tem arranhão, é porque ali ninguém dança.

Casa com vida, pra mim, tem banheiro com vapor perfumado no meio da tarde.
Tem gaveta de entulho, daquelas que a gente guarda barbante, passaporte e vela de aniversário, tudo junto...
Casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente bem-vinda.
A que está sempre pronta pros amigos, filhos...
Netos, pros vizinhos...


E nos quartos, se possível, tem lençóis revirados por gente que brinca ou namora a qualquer hora do dia.

Casa com vida é aquela que a gente arruma pra ficar com a cara da gente.
Arrume a sua casa todos os dias...
Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo pra viver nela...
E reconhecer nela o seu lugar. "





Desejo a cada uma terça abençoada, cheia de paz e alegria!!!
Bjs Jana Cassis.




"NINGUÉM É TÃO PEQUENO QUE NÃO TENHA ALGO A ENSINAR, NEM TÃO GRANDE QUE NÃO TENHA ALGO A APRENDER."
 Blaise Pascal

13 comentários:

  1. Que lindo Jana,ela tem uma sensibilidade tão grande,disse exatamente como deve ser uma casa....pena que eu não tenha mais tempo para curtir tantas amigas,deixei muitas pois minha vida me cotidiana me toma espaço demais....mas vejamos como mudar isto...vou lendo este blog maravilhoso e outros que gosto e vou apredendo...adorooooo você Jana.
    Deusa

    ResponderExcluir
  2. Esse texto de Drummont deveria ser uma blogagem coletiva, cada uma de nós mostrava sua casa com o jeitinho que é arrumada, de como é feito durante o dia...assim como o grande poeta descreve, uma amiga blogueira fez isso e achei o máximo!

    Beijo

    Paula

    http://amorquerida.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. oi Jana .
    eu ja tinha visto esse poema em outro blog que agora não lembro qual, realmente ele é uma delicia da vontade de deixar a casa assim desarrumada arrumada!!!!!!!!!
    seus pássaros azuis é muito lindo.
    a sua sala ficou ainda mais aconchegante com as cortinas.
    beijos.

    ResponderExcluir
  4. Olá Jana!!!

    Esse texto é lindo, eu já o conhecia. Ele fala das nossas vidas, pois as vezes nos ocupamos tanto cuidando da nossa casa que esquecemos de cuidar de nós mesmas e até da nossa família. Eu particularmente sigo os conselhos de uma sábia e velha senhora: a minha mãe. Ela me ensinou que as vezes é preciso largar os afazeres para nos dedicarmos ao esposo, aos filhos e ao nosso corpo, e assim eu faço e sou muito feliz.
    Bjs...

    ResponderExcluir
  5. oi Janinha tudo bem por ai?!:)

    bem amiga eu nao tenho novidades do apê e nao por isso nem posto nada...mas qd tiver claro que terei um prazer enorme em dividir e fazer perguntinhas sobre o que acharam, enquanto isso fazer o que né, é ir postando imagens lindas e ficar sonhando com tanta inspiração.

    seu apê esta lindo com essa parede em azul turquesa, eu amo essa cor na decor, vc tem muito bom gosto!

    bjinhussss

    ResponderExcluir
  6. Amei este texto...minha casa tem muita dança, muitA festa, muiiiiiiiiiiito namoro e muiiiiita vida....rsrs
    Beijinho..
    PS: Agora tem um pouco menos depois da Dona Leni...rsrsrs

    ResponderExcluir
  7. Ai que lindo Janaína! Obrigado pela homenagem viu. Saiba que apesar de não nos conhecermos pessoalmente, e há tão pouco tempo, tenho uma enorme admiração e consideração por vc. Vc foi uma pessoa que me sacudiu, me fez e faz ( pq eu preciso ler sempre se não dou uma "esquecida" sabe....rs) ver as coisas de outra forma, ver o lado bom da vida, ver poesia em minha casa, aliás meu lar ( aprendi com vc).


    Este texto estava aqui numa pasta do comp há muito tempo ( eu costumo guardar imagens e textos lindos q vejo por ai...)até que surgiu um fato esta semana que me fez lembrá-lo:
    Meu marido comprou para meu filho um pula-pula, quando o mesmo chegou , nos surpreendemos com o tamanho, sendo ele grande demais, não caberia em seu quarto. Bem... montamos o tal brinquedo na sala, só para testar mesmo, tive q arrastar a mesa de jantar e ele ficou ali...rs. Pensei... se alguém bate na porta imagina ver a sala desse jeito.... depois pensei... pensei... peraê... meu filho tem q curtir a casa dele,casa é tbém para diversão e não tem q ficar "aguardando" visitas.... confesso q ocupou muito espaço e q vou esvaziá-lo e encher de vez em quando, pq nem eu aguento mais ver minha sala assim...mas ele está lá tem 1 semana, para limpar então está terrível, mas valeu cada gargalhada e cada pulo de alegria dele...rs

    Então quando fui ler, VC ME VEIO A CABEÇA NA HORA! Achei q ele combina muito com vc, pq te vejo como uma mulher que ama e cuida da sua casa , da sua família. Mas ao mesmo tempo vejo q vc tem compromissos, descansa, curte ( faz piquenique no meio da tarde..achei o máximo!), e é isso, vc sabe levar, como diz no final do texto, vc arruma, mas tbém arruma tempo para curtí-la, e imagino que seus 2 lindos filhos tbém... Que bom que gostou! Pq eu ameeeeeeeeeeeeeeeei ! Agradeço de coração. Fiquei muito emocionada...

    ResponderExcluir
  8. Brinco que minha casa tem fases igual a dona e discordo quando dizem que a casa desorganizada reflete o caos que está a vida da dona as vezes deixo bem desarrumada justamente pro estar curtindo a vida e os meus amores agora quando vc falou uma mãe que se culpa por tudo eu me identifiquei plenamente j]hj mesmo estou cheia de culpas Jana, mas sei que somos mães especiais, dedicação sem tamanho, tempo e limite , não conseguiremos acertar sempre mas com o tempo nos tornaremos acertivas, por intuição ou por experiencia...bjs e te desejo um ótimo dia.

    ResponderExcluir
  9. Oi Jana
    Quero agradecer sua visita e seus elogios no meu bloguito, obrigada.
    a respeito da sua filhinha ter tido apendicite...que sustão heimm...tão pequenininha. Meu maridão ainda está se recuperando.
    Menina amei sua parede e suas almofadas na cor azul, ficou o maximo!!!
    Jana essa frase no final do post é uma das minhas preferidas adorooo.
    Beijão e fica com DEUS

    ResponderExcluir
  10. Texto maravilhoso!!!!!! vc e suas lindas palavars..bjs amiga!

    ResponderExcluir
  11. Oi Jana,

    Parabéns pela amizade conquistada.

    Esse texto é realmente lindo e um grande consolo as nossas cobranças.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Que delicia..... este texto é o máximo!!!
    super beijo
    Keila

    ResponderExcluir
  13. Adorei seu Blog, e a partir de agora vc ganhou mas uma seguidora. Sou principiante nessa área, mas confesso que essa corrente de amigos mudou minha vida.A sua história me emocionou...rsrsrs
    Deus é maravilhoso mesmo..Bjooos..Espero sua visitinha também!

    ResponderExcluir

Obrigada por passar um tempinho comigo!
Seu comentário é muito importante para mim.
Bjs Jana Cassis.

"Não tenho culpa se meus dias têm nascido completamente coloridos e os outros cismam em querer borrar as cores. Não tenho culpa se meu sorriso é de verdade e acontece por motivos bobos, mas bem especiais. Não tenho culpa se meus passos são firmes. Não sou perfeita... Eu tropeço e caio de vez em quando, aliás, eu caio muito. Meus olhos... Tem brilhado bem diferente ultimamente. E brilham diferente a cada dia... e começo a me preocupar... pois tenho medo da velocidade dessas alterações... E no meu mundo mais lindo e completo não consigo entender a existência de algumas pessoas. Mas o mundo aqui não é dos mais justos mesmo... Compreendo. Mas mesmo assim, eu tenho bastante lápis de cor... Empresto pra quem quiser pintar a vida. Mas por favor... Não borrem a minha." Essa sou eu tentando colorir a vida... Beijos mil a todas!! Jana Cassis.