sexta-feira, 18 de maio de 2012

Sobre economia!

Não é de hoje que falo pra vocês que desde que compramos o apartamento estamos aqui em fase de economia, tudo porque tivemos que apertar o cinto pra pagarmos móveis comprados, todos os pagamentos pra podermos receber o apartamento da construtora, construcard que fizemos para acabamentos e sem falar no financiamento salgado que pagaremos por muito tempo. 
Enfim tudo isso precisou de um enorme empenho da família pra fazer dar certo. 

Aprendi a poupar e tratar com respeito cada centavo que entra aqui em casa, nada vem de graça, nada mesmo!!!

Não é fácil!!!
Não mesmo...
Passamos por muito momentos de estress, de querer jogar a toalha, mas nesse momento é um olhar pro outro (eu e marido) e ver que isso é prioridade pra família.
Mas vamos levando e eu vejo que muito mais do que eu trabalhar fora e ganhar um salário que mau pagaria a escola das crianças e minhas despesas, o papel mais importante agora é eu aqui em casa sabendo administrar meu lar.

Sem falar que você colocar alguém de fora pra cuidar da sua casa tem um outro lado, a grande maioria não irá cuidar com o mesmo amor que você, não terá os mesmos cuidados, no fim gasto extra ao invés de mais dimdim no bolso...

E é o que tenho feito, tentado e tenho conseguido graças a Deus!
Como consumista que sempre fui, digo que é um exercício de auto-controle, paciência e perseverança...
Me sinto como se estivesse no AA (Alcóolicos anônimos) e sigo a meta deles ao pé da letra, "só por hoje não vou beber, no meu caso gastar" e "viver um dia de cada vez" e faço isso, as vezes feliz, as vezes de mau humor, as vezes injuriada messssssmo,  mas tenho conseguido e esse é outro motivo que me faz sentir realizada, o fato de estar vencendo essa etapa da minha vida me dá sim a sensação de dever cumprido.



Abri mão sim de muita coisa, muita mesmo!
Tá valendo a pena? 
Muito!!!
Porque isso não é bom só pra mim, mas para minha família, meu bem mais precioso, garantir uma vida melhor pros meus filhos é nosso maior objetivo, meu e do marido, ele mesmo tem lutado com unhas e dentes pra que consigamos isso.
Abrir mão não é fácil e é abrir mão todos os dias, ver algo que você queria muito e ver que não é prioridade, querer ter isso ou aquilo, andar com roupas da moda foi uma das primeiras coisas que tive que abrir mão.
Infelizmente, rs!




Mas faz parte, não deixei de me arrumar, não mesmo, tenho as maquiagens que amo, pinto meu cabelo todo mês (em casa), faço minha unha eu mesma e com roupas uso a criatividade, uso tudo o que tenho e consigo andar até que bem arrumada...
O que não abri mão foi dos meus perfumes e cremes, esses sempre dou um jeito de comprar e os tenho sempre!
A verdade é que, para nós rélis mortais que não nascemos em berço de ouro temos sim é que suar a camisa pra conseguirmos um lugar ao sol.


O que tenho feito é eu mesma cuidar da minha casa, (não tenho diarista), poupar em supermercado, conta de luz, água, gasolina, roupas que preciso comprar jamais são compradas por impulso, pesquiso, olho muito mesmo antes de decidir por isso ou aquilo.
Aliás impulso é uma coisa que deixei de ter, passei a ser controlada, olha só o milagre, rs!!!
E pensar que muitos pagam terapeutas, pisicólogos pra aprenderem a se controlar, eu a duras penas tive que aprender na marra... Mais uma vitória!!!
Com mercado faço assim, moro entre dois dos maiores mercados da minha cidade, em um que é mais popular compro produtos de limpeza e  o básico, pois como esse mercado tem produtos com marca própria tem produtos mais em conta, carnes compro no mercado que tem produtos de mais qualidade, com um preço mais caro, nesse além da carne procuro as promoções, aí baixei significativamente o custo de alimentação aqui em casa.

E comemos muito bem mesmo, com besteirinhas e tudo que tem direito, rs!

Com luz sou a policial aqui em casa, ando atrás de luz acesa e apago todas e pego no pé mesmo de quem esquece...
Com água tento não lavar roupa todo dia, uso a máquina de lavar louça uma vez ao dia a noite.
Com telefone também é outro fator que achei uma forma de sempre pagar o mínimo. Nunca jamais faço ligação para celular ou interurbano, coloco créditos no meu celular e o uso para essas ligações.
Gasolina, não tem outro jeito, tento usar o carro o menos possível, moro bem próximo ao centro o que me facilita muito e como nosso carro é 2.0 não tem como, se usar muito ele bebe gasolina mesmo, então não só pra economizar mas também pra me cuidar ando muito a pé, faço minhas caminhadas e aproveito pra resolver coisas que não fiquem perto de casa.
Comer fora também quase extinguimos, vamos mas raramente, comemos muito em casa.
E é isso, o bolso tem agradecido e muito por todo esse empenho e sei que logo, logo, poderemos respirar aliviados dessa fase complicada que estamos passando.
E vocês o que fazem pra fazer o sagrado dimdim que entra em sua casa render?
Quero saber!
E fazer o dimdim render nunca é demais não é mesmo?



Mesmo pra quem não precisa se policiar tanto assim, fazer o dimdim render também se faz necessário, pois pode significar viajar mais, fazer uma poupança pra o futuro, sair mais ou seja curtir a vida com tudo que ela tem de melhor!!!
Sonho de consumo pra pessoa aqui, rs!
Bjs Jana Cassis



26 comentários:

  1. Gostei muito do seu post e me identifiquei bastante.
    As vezes me questiono se vale a pena trabalhar fora e ter que pagar alguém pra limpar a casa, pra passar, pra cuidar das crianças...deve ficar quase que eças por elas.
    Eu ainda não tenho filhos, mas quando tiver, creio que essa conta deve ser feita pra saber se realmente vale a pena.
    Também estou tentando me policiar com os gastos, a gente acaba gastanto muito sem perceber, e com coisas desnecessárias.
    Boa sorte! Pode ter certeza que o resultado vai valer a pena!

    Bjs,
    Lets

    ResponderExcluir
  2. Aqui em casa também é tudo economizado, não só porque precisamos financeiramente, mas porque eu nunca gostei de desperdiçar nada.
    Aos poucos fomos descobrindo como economizar em tudo, até pra sobrar um pouquinho pra lazer, porque antes não sobrava.

    Mas as vezes precisamos investir um pouquinho em outras coisas pra conseguir economizar depois, vejo isso como investimento a médio prazo.
    Exemplo: aqui trocamos todas as lâmpadas, pela branca. É mais cara, mas economiza bem em comparação com a comum.
    Trocamos o computador de mesa por notebook, aqui cada um tem o seu. Isso fez diminuir signitivamente a conta de energia elétrica, já que os monitores do computador comum gastam mais energia.
    Das duas TVs que temos, uma trocamos por LED, e foi outra diferença grande na conta de energia. Assim que possivel trocaremos a TV da sala que é maior por LED também.

    Combustível no carro, pra quem tem carro flex, existe aplicativos no celular, pra gente calcular o que vale mais a pena naquele dia.
    Antes eu só abastecia com etanol, achando que estava fazendo um bom negócio. Já faz muitos meses que após consultar o aplicativo abasteço com gasolina, e 1 tanque tem rendido mais de 1 mês, ou seja, acabei economizando dinheiro.

    Mercado... é nosso maior gasto mensal. Mas consigo economizar também. Tenho comprado a mais de 1 ano em mercado tipo atacado. É meio bagunçado e tals, mas chego a economizar mais de 150 reais em relação ao mercado comum.
    Principalmente nas guloseimas das crianças, como bolacha, achocolatado tipo todinho. Em atacado eu compro caixas fechadas, sai muito mais barato. Mesmo mercadorias avulsas no atacadão sai mais em conta.
    Carne compramos a peça, do contra filé, por exemplo. Meu marido corta em bifes (eu não sei cortar), separamos em saquinhos por porção e congelamos para o mês todo.

    E vivemos bem dessa forma, escuto pessoas da familia e do trabalho reclamando da situação financeira, uma choradeira sem fim, mas isso é falta de planejamento, ou a pessoa que quer ser o que não é.
    Tem gente que tem vergonha de falar que compra no atacadão, que usa roupa de 10 anos atrás, mas eu não ligo.
    Compro no atacadão mas tenho a geladeira e os armários sempre cheios... rsrs

    Janaaaaa, eu nunca comento, mas quando resolvo hein!! rsrs

    Beijo!!

    ResponderExcluir
  3. Amei as dicas...tbm estou aprendendo mto...ainda não temos filhos, mas eu meu marido já amadurecemos mtooooooo. Eu então nem se fala...um bjk

    ResponderExcluir
  4. Oiii

    Podia ter escrito esse post... estamos aqui da mesma forma...
    Apertando por todos os lados, roupas eu passei o ano de 2011 com quase nada, e esse ano ainda não comprei nada.Junto e lavo no máximo 2 vezes na semana, e passo uma só vez.
    Adorei seu post, pois tem muitas pessoas que qdo casam não pensam como casal e sim como qdo eram solteiros e aí a coisa complica porque na hora do aperto é que se percebe como é o amor, o respeito e o jogo de cintura do casal.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Nosssa esse post veio a calhar...casei recentemente.n fikou divida alguma do casorio porem...logo q casamos saimos mto juntos almoço fora,viagens,compra de alguns bens e percebemos q ja estava havendo um descontrole financeiro..sem falar q nos comprometemos antes do casorio a poupar mais poupar mto para podermos montar um negocio,hj meu esposo esta lendo um livro Pai Rico e Pai Pobre ( que eu super recomendo)e ja estamos entrando numa dieta financeira aos 8 meses de casados..n esperava isso mais fazer o que...correr atras da mudança.

    Bjokas!!

    ResponderExcluir
  6. Antes da compra do ap (desse q vamos morar)...as coisas aqui até q eram mais folgadas. A gente não esbanjava, mas tb não passava vontade. Todo sábado íamos comer no shopping com as crias, dávamos nossas voltinhas...de sexta feira sempre uma pizzinha...
    Agora...é tanta conta pra pagar q estamos alí no limite...graças a Deus de comer e de vestir, não nos falta nada, estamos pagando as continhas q já pagávamos antes + esse monte q ta vindo agora. Conversamos com as crianças e explicamos q pra gente ter uma casa bonitinha com mais espçao pra eles brincarem, a gente não pode ficar gastando, senão não dá pra ter a casa bonitinha rssss
    Nosso financiamento é longo (30 anos)...mas nós queremos nos livrar logo, do gasto com a reforma, mão de obra e com os móveis.
    Meu marido dá um duro danado e eu aqui tb nunca fui de luxo...agora então, to mais pé no chão q nunca!
    A gente tem q dar valor ao nosso dindin...pq cd um sabe da sua luta pra ganhá-lo.
    E os filhos aprendendo desde cedo...não crescem deslumbrados, achando q tudo na vida é molezinha...tem q saber ouvir não de vez enquando...eu ouvi tantos e não morri! Aliás, pelo contrário, até me fortaleci!
    O importante é estar sempre unido, dando força um para o outro, o amor, carinho acima de tudo e a vida segue seu rumo! Bjs amiga, adorei o post!

    ResponderExcluir
  7. Oi Jana!!! É verdade, temos que rebolar pra fazer resultado satisfatório em casa. Ultimamente o que mais vem acabando com nossa economia tem sido comer fora. Estamos tentando parar, mas saímos muito e acabamos gastando aquilo que tinhamos planejado guardar. Também pagamos financiamento mas já está acabando e não é caro, mas quando terminarmos temos planos de comprar outra casa bem maior e pra isso temos que nos segurar muuuuuuuiiiitooooo!!! Gostei do post. beijão
    cantinho da galega.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Janaina,eu tenho pensado muito nisto,depois que me mudei de casa,fiquei com um monte de caixas de coisas que nem tenho como usar,comprei por puro impulso,andei vendo o quanto dinheiro eu joguei no lixo,porque muita coisa nem usei ainda,coisas simples,mas que podiam ter ficado na lojinha.Então agora sigo um esquema.saio para olhar as vitrines,levo somente o suficiente para um lanche ou uma besteirinha pra Maitê,mas nada que cartão ou coisas do tipo.Nós mulheres e as crianças,sofremos um assedio muitoooo grande pela midia,são tantas e tantas coisas lindas e direcionadas pra gente,que se deixar você compra apenas para guardar...isto e erradissimo.
    E bom a gente saber que esta saindo da compulsão de comprar o desnecessario,não e preciso um motivo,embora o seu seja o melhor de todos...a casa própria.
    Você e uma pessoa Jana que ja nasceu linda,tem um bom gosto impressionante,então tudo fica mais fácil,sua criatividade e muito grande.Eu entendo perfeitamente que a gente entristece quando quer comprar algo e não compra para seguir o orçamento,mas com o tempo a gente vai se acostumando e daqui a pouco nem sente tanto.
    Bjs
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderExcluir
  9. Olá Jana! Adorei seu post!!! Eu me identifico muito com você, muito mesmo!
    Também já tive marido viajando muito e tendo que me virar em mil pra resolver as coisas, também abri mão de trabalhar fora para cuidar do meu lar e da minha família e também sou super ponderada quando o assunto é dinheiro...quando temos um objetivo em mente, temos que ter foco e deixar o que não é tão prioritário de lado...isso vai render bons frutos, certamente!Não me arrependo das escolhas que fiz e vc me incentiva cada dia mais a continuar nessa caminhada...pois vejo que não sou a única mulher a acreditar que vale a pena!
    bjos e um ótimo final de semana pra vc e sua família!
    minhasinvencionices.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Muito legal o seu post tem gente que olha o teu blog e acha que é tudo um conto de fadas que você é rica que cai tudo do céu e é bonito saber que vc é gente como a gente kkkk, que tem que economizar que não compra tudo que vê, que tem as coisas bonitas sim, mais é com sacrificio,que cá entre nós tem um gostinho de vitoria de superação.Parabéns to viciada no teu blog .bjs
    Marta

    ResponderExcluir
  11. Eu tbm tenho passado um sufoco desde que resolvemos construir a nossa casa "e bota sufoco nisso" eu passava o dia inteiro em casa pela manha organizava tudo em casa e a terde eu so dormia e via tv, mais ai começei a trabalhar e aprendi a fazer biscuit tudo ao mesmo tempo, faço biscuit por amor e até que da pra ganhar um dinheirinho mais o tempo fica muito curto pois trabalho fora o dia inteiro e estudo a noite "uffa" o biscuit fica pra o final de semana junto com a casa pra por em ordem não posso me dar ao luxo de arrumar uma diarista pq alem de ser um gasto a mais tenho muito ciumes de minhas coisas e sei que uma pessoa de fora nao vai zelar por algo que nos suamos tanto para pagar, entre outras mil e uma coisas que temos que economizar e ralar muitoo para vê se consegue fazer alguma coisa!
    Vc sem duvidas é uma guerreira!
    Bjos!
    Socorro.
    http://tudodebomemmeular.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Jana querida,aqui em casa tbm temos aprendido a controlar os gastos,aproveito as promoções no mercado compro fruta e verdura no domingo numa barraca aqui pertinho de casa sai muito mais barato,eu tbm não trabalho mais fora atendo minhas clientes em casa então não temos que gastar com uma pessoa pra cuidar das meninas,anotamos tudo o dinheiro que entra e o que sai isso nos ajuda bastante,mas as vezes me dou o luxo de comprar umas coisas mas claro quando já ta tudo pago e assim a vida segue um mês a gente ta mais tranquilo no outro nem tanto e assim vai..Bjuss

    ResponderExcluir
  13. OI Jana, vc tem toda razão, poupar é uma necessidade estando endividada ou não. Aui em casa também não tenho colaboradora, até tentei pra me aliviar um pouco, ma ela mais atrapalhava que ajudava. Além de não fazer nada direito, ela deu alguns prejuízos, quebrou o tanquinho, manchou todo o piso de madeira sem saber passar tacolac, arranhou muinha geladeira e fogão etc. Dispensei e não contratei outra, com o dinheiro da economia com a empregada, viajamos esse ano e pra mim foi muito mais proveitoso.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Jana do céu , lendo o seu post eu estava me vendo , mas por enquanto ainda não conseguimos comprar nossa casinha..
    Meu salário até então não era o maior e nem o melhor do mundo , mas faz muita diferença aqui em casa , como meus filhos estão crescidos posso trabalhar mais despreocupada , mas nem sempre foi assim , já deixei de trabalhar por que não tinha com quem deixa-los e quando o mais novo era menor , ficou um período em creche , hoje me arrependo , mas na época não tinha outra opção ! O meu trabalho aqui em casa é por necessidade mesmo , meu marido sempre fala que se ele ganhasse mais queria que eu ficasse em casa , mas por enquanto não dá ..E como é bom ficar na nossa casinha , tudo arrumadinho , cheiroso , comida quentinha ..ai, ai !!Aqui tudo é na ponta do lápis , não pense que é porque trabalho que posso comprar tudo que vejo e andar sempre na moda ..Levo meses para comprar uma roupa para mim e compro mesmo quando preciso , nunca fui de comprar por impulso , até porque sou enjoada para comprar roupa , só levo se gostar mesmo , senão vai ficar no armário ..As contas são divididas , como meu salário é menor , fico com a prestação do carro e algumas continhas , o marido fica com o aluguel e contas de luz e net e as compras dividimos , pois na empresa que trabalhamos tem ticket alimentação então a compra fica quase toda no ticket a diferença que temos que tirar do bolso é pouca , mas para comprar verduras e frutas durante o mês, pois o grosso(básico) fazemos no ticket. E tem a ggasolina ..ai , ai !! Meu marido que banca , mas quando tá apertado ele vai de ônibus e deixa o carro na garagem ..Pois aqui usamos mais o carro para trabalhar , diversão é por aqui mesmo perto de casa então não gasta muito ..Ah! e as compras, já tem tempo que optamos em fazer no atacadão( sai bem mais barato )só a carne que compramos aqui perto de casa ,pois eles limpam a carne e sempre tá fresquinha , já compramos para o mês todo tbm e ás vezes quando a conta dá errado fazemos um complemento ,mas é pouca coisa..em relação a beleza , procuro fazer em salão que esteja em promoção , vou longe para fazer mais barato , pois é uma coisa que não dura muito , então eu não vejo porque pagar tão caro , para você ter ideia , faço pé,mão e cabelo por R$ 24,00 e bem feito tá , pois odeio fazer unha e ela ficar cheia de cutícula , tá ai uma coisa que sou enjoada ..Mas tbm se não der para fazer na semana , faço em casa mesmo , mas acho que trabalho tanto que mereço me presentar dessa forma ...Mas daqui para frente vai mudar algumas coisinhas para mim , pois a partir dessa semana até tomar posse lá na secretaria de educação , estarei desempregada e como estava de férias e tive que pedir as contas , estou sem um tostão no bolso , já estou preocupada , mas sei que Deus não me desampara, se passar um apertinho sei que vai ser por pouco tempo , ai depois te conto como as coisas ficaram ..Mais uma coisa te falo com certeza , não tem preço que pague ficar em casa com nossos filhos , eu sei disso , meus filhos sentem minha falta , mas tbm entendem que o meu salário faz diferença em casa ...E de tudo minha vida não é tão ruim , dou Graças a Deus , pois faz muito tempo que não sei o que é querer ir em algum lugar e não poder, por falta de verba ...às vezes estou em casa e dá vontade de ir jantar fora, comer uma pizza , ir ao cinema , lá vamos nós , mas nem sempre foi assim ..Uns dias atrás você fez um post falando de fé , oração e eu me vi ali , pois na hora que mais precisei Deus me supriu todas as necessidades , agora posso dizer que estou vivendo as promessas do Senhor em minha vida , pois aqui em casa costumo dizer que um milagre opera aqui todos os dias , quando a gente pensa que o dinheiro acabou , que ainda tem muito mês pela frente , sempre aparece algum trocadinho que dá para ir levando até o outro mês...rsrs!!É milagre ou não é , afinal de contas , dinheiro não cai do céu...Bjim!!

    ResponderExcluir
  15. Ah! esqueci de comentar , quando meus filhos eram pequenos meu marido tbm trabalhava viajando , mas Graças a Deus, nessa época eu tbm era tudo aqui em casa , pai , mãe , professora , levava e buscava na escola , enfim você sabe muito bem !! Então muita coisa que você escreve , entendo perfeitamente , pois já passei ou estou passando , para quem não nasceu em berço de ouro e quer ter uma vida digna , nada é fácil , nada cai do céu , eu que diga , parece que para mim tudo é mais difícil, mas vou ser sincera , no final das contas o prazer é mais gostoso , sabor de vitória, conquista!!Nada, nada ..na minha vida é fácil , até para comprar as coisinhas para casa faço planos , cálculos e mais cálculos ...

    ResponderExcluir
  16. Jana,eu compro em 3 mercados diferentes, levo lista,o que ajuda economizar e não comprar por que acha que não tem em casa.
    Se vejo alguma coisa em lojas,paro,penso e digo volto amanhã prá comprar.E quase nunca volto,economizo.
    A gente compra muito por impulso,agora que compramos nossa casa,eu reformo,reciclo,prá poder render o dindin.
    Besitos

    ResponderExcluir
  17. oi jana tudo bem?
    sou um tanto nova aqui no seu blog,mas eu ja estou viciada nele...pois a cada post eu aprendo mais...vejo que nao sou apenas eu que passo certas'' dificuldades''.
    aqui em casa eu tbm nao trabalho, meu marido é militar da marinha...viemos de outra cidade para ele servir aqui.... sem minha mae e sem minha sogra que tenho como mae para me ajudar...tive que me virar.
    já pensamos diversar vezes de eu ir trabalhar mas no fim nao daria certo...nao iria compensar.
    iria pagar muito com creche...no final das contas eu iria ficar ausente demais pois nos fds teria que por a casa em ordem e nao teria tempo para ficar com eles. esta sendo muito dificil pois ele ainda esta no inicio da carreira..e nos no inicio da vida a dois e a tres rsrsrsr. tendo que conquistar muita coisa ainda...as vezes me desespero...fico meio depre mas é assim... temos que abrir mao de uma coisa para o bem de outra....e no meu caso esta valendo muito a pena!!!!
    confesso que a minha relaçao com o dindin é dificil, pois eu trabalhava e tal e assim que ela nasceu eu parei...e viver em outra cidade...com coisas novas...PESSOAS NOVAS que acabam te CONTAMINANDO com ideias que fazem da vida...
    mas enfim, parabéns pelo seu blog
    vc esta treinando uma boa dona de casa rsrsrsrsr,aprendo muito com vc.
    beijos saúde e paz para vcs

    ResponderExcluir
  18. Olá Jana ! Aki tb economizo ao máximo. Ñ gosto de esbanjar e nem jogo nada fora. Comprar só se for preciso , nada por impulso. E vc está certa , colocar alguém em sua casa só se for realmente preciso , pois tem algumas q ñ tem um pingo de consciência e esbanjam mesmo. Bjos!

    ResponderExcluir
  19. Jana querida, sei bem do que está falando, de uns tempos pra cá a minha vida financeira desandou geral, estou tentando colocar tudo no lugar mas ainda não consegui, mas espero esse resultado em breve e de agora em diante só o essencial, pois, quero ficar um pouco aliviada.
    Tenha um bom fi de semana.
    Bjos...

    ResponderExcluir
  20. SEMPRE POUPO!!SEMPRE E EM TUDO, NUMA ROUPA ,NA MARCA DE UM SABÃO EM PÓ ATÉ NUM CLIPS, DESDE PEQUENA APRENDI A DAR VALOR AS COISAS QUE TEMOS, MAS NUNCA DESPERDIÇAR COM FUTILIDADES, TENHO UMA CASA, UM AP NA PRAIA, CARRO E TUDO QUE SEMPRE SONHEI. NÃO FOI FÁCIL,NADA CAIU DO CÉU,VALORIZO CADA CENTAVO, MEU DINHEIRO É FRUTO DE MEU TRABALHO, ENTÃO, O VALORIZO MUITO. VALE A PENA POUPAR!BJS!

    ResponderExcluir
  21. Vc é D+!!!
    Penso como vc acho que podemos, e devemos, economizar e não só por causa da economia financeira, mas tbm de recursos mesmo. Não necessitamos de tantas roupas quanto não podeos usar, de tantos sapatos, de tanto material de limpeza diferente(um pra cada coisa, às vezes o mesmo serve pra váaarias)...e no final todo mundo ganha, né não!?
    Ameeei o post. Bjs

    ResponderExcluir
  22. Olá, Jana!!

    Adoreiiii porque este porquinho é tudo!!
    Na minha casa nós temos uma caixinha de moedas do papai, que ele pegou da mamis, um cofrinho da mamãe, e duas latinhas lindas da coca-cola que são cofrinhos das crianças.
    O plano é simples Jana todo troco maior que 0,05 deve ser colocado nos cofrinhos das crianças e do papai. As moedas de 0,50 e 1,00 no cofrinho da mamãe. Agora vamos aos motivos, a caixinha do papai paga as duas passagens de ônibus, a bebidinha das crianças no lanche porque aqui Jana é quente e não existe local para armazenar as bebidas. O cofrinho das crianças servem para pães, balas e emergências. Já o da mamãe que é lacrado sera utilizado no Natal, é o mês que desejamos confraternizar e agradar , então resolvi criar esse fundo de reserva.
    Fora os cofres já adotamos as lâmpadas econômicas, aparelhos e o famoso DESLIGAAAAA.
    Minha amiga tem umas plaquinhas lindas de madeira com várias regrinhas de acordo com o cômodo e estou louca por elas. São dicas de boas maneiras, ou seja, economia da boa.
    O principal Jana e amigas do blog:
    "A mulher sábia edifica sua casa"
    Bjssssssss!!
    Jana Laceiras.
    http://janalaceiras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Jana queruda, muito bom seu post. Sou arrimo de família, tenho um filho e ajudo minha mãe. Trabalho desde os 12 anos e cresci e vivo na economia desde que me conheço por gente. Não sei o que é desperdício. Tenho meu ap, meu carro e minha micro empresa. Não tenho e nunca tive empregada. Faço e administro tudo sózinha. Posso garantir pra vc que é muito mas muito mesmo dificil. Porém sou uma mulher completamente realizada e feliz! Grande BjO!

    ResponderExcluir
  24. Seu eu contar a minha historia, ficarei escrevendo a noite inteira. Mas admito que me encontrei nessas palavras, em um ponto é bom saber que existem pessoas como eu consumista, porem que tiveram vontade de mudar, coisa que eu preciso fazer urgentemente. Uma outra postagem sua que me identifiquei foi sobre o emagrecimento, nossa como esta sendo dificil para mim! Depois de 12 anos engravidei, já estava 10 kg acima do meu peso, desde que parei de malhar só engordei.. hoje estou com 74 kg o mesmo peso antes de engravidar, mas quero voltar ao meu peso 65. Depois desta suas duas postagens acho que me falta determinação, mas peço a Deus todos os dias que me concedas sabedoria e equilibro, sei que ele irá me capacitar. Obrigada pelas postagens me identifiquei muito com ambas.

    bjs

    ResponderExcluir
  25. Oi Jana!! tenho acompanhado seu blog diariamente e tenho gostado muito mesmo tem sido pra mim um aprendizado pois fui mae aos 13 anos e desde de entao tive q ue amadurecer muito cedo hoje aos 28 anos vejo que muita coisa eu ainda nao sabia e eu e meu esposo tambem estamos aqui no aperto mais nem economizar sabia aggora vou seguir suas dicas e tantas outras que vi por aqui tambem to devendo contrucarde,boletos,cartao de credito,lojas,meu pai ta de endoidar mais com fe em Deus vamos sair dessa!!!! tambem nao trabalho fora gosto de cuidar dos meus picorruchos a Mayara de 15 o Gabriel de 12 e agora a 10 meses chegou o Heitor!!! por isso adquirimos mais dividas kkkkk queriamos reformar toda a casa para sua chegada e ter tudo novinho nao nos planejamos pra nao nos individarmos simplismente fizemos ai ... ja viu ne!!! to perdendo o sono ... o pior e que nessas horas vemos que o que Salomao fala na biblia que tudo e vaidade ilusao. e a pura verdade pois gastei tanto e muita coisa ele ja perdeu nao serve mais, outras nem uso tanto assim outras ainda nem usei ou seja: podia ter esperado mais , coisas nao precisava ter comprado!!!! mais ja ta feito agora e pagar!!! nao tenho muito o que falar sobre como economizar pois estou aprendendo agora as duras penas!!! mais ja tenho visto resultado!! como meu marido passou levar marmita!! da trabalho fazer tudo fresquinho todo dia elaborar coisas diferentes ,nao saimos mais como antes , tambem reduzi no telefone esse mes mesmo ja economizamos 60 reais!! kk!!! e assim vai mais Jana muito mais muito obrigado mesmo por voce dividir suas experiencias conosco pois tem sido de muita serventia!!! beijaooooooo!! ah vou postar mais vezes!! kkkk !! prometo nao falar tanto da proxima vez!!!kkkkkkkkkk!!!

    ResponderExcluir
  26. Nossa Jana, e eu pensando que só por aqui existiam dificuldades. Estou um pouquinho sumida do meu blog, desanimei, justo do blog que me fazia tão bem. Mas acho que eu precisava ler essa sua postagem e ver que todo mundo passa por dificuldades. Já sabe que mudei de cidade neh? A casa aqui é grande e minhas coisinhas sumiram aqui dentro. Já fiz bastante reforminhas mas desanimada de postar, embora o blog me fizesse tão bem, não sei o que foi, mas espero voltar em breve. Li todos os comentários e vi que muita gente passa pelo mesmo problema. Então Jana, antes eu trabalhava, agora só marido tá trabalhando fora e tendo que viajar também, eu optei por cuidar da casa e das crianças, visto que em Curitiba eles ficavam o dia todo na escola, nossa vida mudou um pouquinho as vezes pra melhor e as vezes tendo que segurar um pouco, isso me fez analisar melhor e aprender a ser menos consumista, antes, todos os dias eu tinha que vir embora do meu trabalho e sempre levar uma sacolinha, hoje sem sair muito de casa já estou economizando, mas te confesso que não é fácil, as vezes dá vontade de sair comprando tudo ( ainda bem que nesses dias nunca tenho dinheiro... rs). Obrigada pelas postagens querida, adoro vc e tudo que escreve viu, te acompanho todos os dias, sou sua seguidora messsssssssssmo, as vezes não comento mas estou todos os dias aqui na sua casinha virtual. Parabéns por ser assim Jana, parabéns pelo blog, vc consegue plantar uma sementinha boa todos os dias na sua e nas nossas vidas. O melhor de tudo ainda está por vir, ninguém disse que seria fácil, e o melhor de tudo é a recompensa no final. Ah Jana, coloquei meus espelhinhos redondos igual vc, um embaixo do outro, e também fiz um cantinho para rezar ao lado da minha cama também igual vc. Beijinhos minha linda e beijinhos "na criançadinha" que é linda (Lelinha e Luan). Fica com Deus e que Ele te abençoe sempre.

    ResponderExcluir

Obrigada por passar um tempinho comigo!
Seu comentário é muito importante para mim.
Bjs Jana Cassis.

"Não tenho culpa se meus dias têm nascido completamente coloridos e os outros cismam em querer borrar as cores. Não tenho culpa se meu sorriso é de verdade e acontece por motivos bobos, mas bem especiais. Não tenho culpa se meus passos são firmes. Não sou perfeita... Eu tropeço e caio de vez em quando, aliás, eu caio muito. Meus olhos... Tem brilhado bem diferente ultimamente. E brilham diferente a cada dia... e começo a me preocupar... pois tenho medo da velocidade dessas alterações... E no meu mundo mais lindo e completo não consigo entender a existência de algumas pessoas. Mas o mundo aqui não é dos mais justos mesmo... Compreendo. Mas mesmo assim, eu tenho bastante lápis de cor... Empresto pra quem quiser pintar a vida. Mas por favor... Não borrem a minha." Essa sou eu tentando colorir a vida... Beijos mil a todas!! Jana Cassis.