terça-feira, 11 de junho de 2013

Como foi sua segunda? Aqui segunda é dia D, de faxina, rs!

Então não sei como é a casinha de vocês, mas aqui passado o fim de semana que todos estão em casa, tudo vai ficando fora de lugar, casinha vai ficando com cara de bagunçada, pedindo socorro. E na segunda é como se gritasse, "estou aqui e preciso de você!", rs...
Aí minha segunda é assim, organizar a casa pra começar a semana e enfrentar os dias corridos que estão começando depois de dois dias de relax.

Vou tirando tudo de lugar e lavando, tiro os móveis e faço aquela limpeza mais caprichada.

Pra mim o que funciona é ir fazendo todos os dias algo a mais além das tarefas normais diárias, tipo hoje organizei a casa (passei aspirador, tirei lixo, arrumei camas, lavei louça, cozinhei, etc...) e limpei os vidros, essa seria a atividade extra além do que faço todos os dias.

Porque deixar pra um dia só a limpeza pesada pra mim que não tenho ajudante, não funciona, simplesmente não consigo dar conta mesmo, já que além disso preciso fazer almoço e jantar e levar as crianças em suas atividades.
Quando chega o final do dia, se não fizer da forma que falei simplesmente fica uma lista interminável pro outro dia, além de tudo que tenho que fazer novamente. Aí acumula, e se acumula a pessoa aqui estressa, kkkkkkkkkk!!!

Que é trabalhoso, isso é! Manter uma casa limpa e organizada é tarefa das mais difíceis, ainda mais com crianças...
Mas é possível sim, é só todos terem consciência de que precisam colaborar e assim tudo fica mais simples e fácil de manter.
E é gratificante estar em casa, com ela organizada e gostosa de ficar sabendo que foi você quem fez.




Outra coisa que faço e que me ajuda é pedir ajuda as crianças, digo que preciso de ajuda e dou uma tarefa simples a cada um, eles se sentem úteis e pra mim mesmo que a ajuda seja pequena me poupa tempo.
Ontem por exemplo a Lelynha tirou o pó dos móveis e o Luan tirou o pó do móvel do quarto dele. 
Não fica perfeito o que meu príncipe faz, claro que não pois ele tem 5 anos, mas no outro dia que tenho menos coisas a fazer eu vou lá e faço, o importante é ele sentir que está sendo útil e está me ajudando. Isso com o tempo vai virar um hábito e quando grandes vão saber que precisam ajudar sim e não esperar tudo pronto como vejo muitos adolescentes fazerem...
Só pra vocês terem ideia muitas vezes em dias mais corridos peço a  Lely que passe aspirador nos quartos e banheiros, ela já o faz com perfeição e ela tem 9 anos. Tenho um tapete preto em meu quarto e a menininha faz tão bem que deixa ele bem pretinho, sem nenhuma ferpa, é super perfeccionista. As vezes reclama, mas nunca se nega a ajudar, entende que precisa ajudar a mamãe e eu fico feliz em ver eles trabalhando junto comigo.

Ontem depois de nosso dia de trabalho aqui em casa, fizemos um lanche super gostoso, coloquei música e eles nossa ficam super felizes e satisfeitos em se verem úteis e agora tranquilos em casa sem nada pra fazer, rs!

E ainda fizeram questão de me ajudar a preparar o lanche...
Fizemos uma receita que aprendi a pouco tempo e eles amaram, o bolo de funil, receitinha AQUI no blog lindo da CamomilaRosa e Alecrim, adoro!
Lelynha preparou a massa, Luan ficou responsável por passar açúcar e canela nos bolinhos e eu fritava, rs!
Como diz aquele ditado, "Família que trabalha unida, permanece unida", eu acredito nisso!!!

Bjssss

32 comentários:

  1. Nossa Jana aqui em casa tbm eh assim fica tudo de pernas p o ar...tbm faco a limpeza um pouco cada dia pois n dou conta.....E olha vou te falar crianca ou os filhos adultos pelo menos aqui em casa eles n sao organizados nao, ainda hj briguei c meu filho q trouxe um monte de toalhas p lavar...ele pega e deixa no quarto e n eh sempre q entro no quarto dele...tinha uma colocao de toalhas ...nossa hj foi dia e fiquei ate com dor de cabeca,,,pq conversar com um filho adulto eh entrar por um ouvido e sair pelo outro...bater ja n tem idade...o jeito foi dar uma de doida. Pois assim ele entende....affff

    Bjs rose jp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rose mas é assim mesmo, as vezes a gente tem que dar uma de louca mesmo pra se fazer ouvir, kkkkkkkkkkk!
      Faço isso tbém viu? Falo uma vez, doce e tranquila, falo duas vezes, tranquila, falo três vezes já quase rodando a baiana e a quarta vez sai de baixo, rs!
      Bj

      Excluir
  2. É tão bom depois sentar e ver tudo limpinho!!Eu faço tudo por aqui também.Uma vez ou outra chamo uma faxineira, mas me dá nos nervos!!Prefiro eu mesma fazer, mas minha casa é muito grande e nem sempre dou conta de tudo, as janelas por exemplo, são de alumínio, mas chamo a moça pra limpar!!Ainda trabalho fora e faço a comida todos os dias.Como aguentamos???É muita coisa né??beijos e parabéns pros filhotes que já te ajudam, aqui todos colaboram também

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosana ando pensando em pegar alguém pelo menos 1 vez por mês, mas como vc disse é só pra passar raiva, nossa a última vez quase surtei com mulher aqui em casa, mais atrapalhada e devagar impossível!
      Aí desisti e encaro sozinha, também acho melhor...
      bj

      Excluir
  3. Oiii

    Que delicia casa limpinha e arrumada, com certeza tem que ter mta disciplina pra manter tudo assim lindinho, e eu concordo tem que ensinar desde pequeno, minha mãe me dava essas tarefas e eu não gostava, mas qdo casei sabia fazer tudo, enquanto tenho amigas que não sabem nem fazer um arroz.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Gê é isso que penso, ensinar desde pequenos, assim eles crescem e não vão sofrer pois saberão fazer, rs! bjssssss

      Excluir
  4. Oi Queridona!

    Aqui,tbm faço tudo sem ajudante(a nao ser a filhota de 20 anos e algumas vezes,o filhote de 8 aninhos!)

    e ainda vou dar aulas! Ufaaa!!! mas realmente é gratificante termos tudo limpo e com nosso trabalho bem feito e em familia! \0/

    O bolo de funil faço sempre e por aqui eles amam!!!

    Sua casa sempre linda e aconchegante!

    Saúde,paz e q o Dia dos Namorados seja Eterno!


    Ro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rô casa é rotina diária não tem jeito!
      Se nos organizarmos diariamente fica mais fácil...
      Nossa o bolo de funil é sucesso aqui e agora que lelynha, ela quer fazer todo dia, achou o máximo!!!
      bj

      Excluir
  5. Oi Jana!
    Como aqui em casa so tenho tempo aos finais de semana , dou essa faxina que vc faz na 2ª no sábado e durante a semana mantenho a casa ,mas como ta ficando puxado para mim ... não estou tendo tempo de fazer mais nada , faz tempo que não limpo as janelas , organizo os armários e etc..
    Só estou conseguindo limpar a casa e quando acabo ja está tarde e estou morta..e tambem porque ás vezes quero ir sábado ao salão e quando da uma certa hora paro de fazer o que estiver fazendo para cuidar de mim , que tbm não sou de ferro né ?? Mesmo marido e filhos colaborando , ta sempre ficando alguma coisa para trás.Esse final de semana mesmo não consegui fazer nada, fui retocar minhas luzes , o que leva quase o meu dia inteiro e quando eu cheguei em casa ja estva na hora de sair de novo ..Então tá tudo revirado por lá, me esperando até sábado..
    Bjus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mônica quando eu trabalhava fora o que dava certo pra mim era todo dia fazer algo que me poupasse os fins de semana.
      Chegava a noite em casa e por exemplo na hora do banho já lavava o banheiro...
      Ou começava a lavar as roupas na quinta, pra no fim de semana não ter aquela montanha me esperando.
      Ia no dia a dia a noite fazendo algo pra que fim de semana eu ficasse mais tranquila e pudesse me cuidar um pouquinho.
      Enfim dava certo pra mim eu fazendo dessa forma, tenta aí quem sabe no próximo final de semana vc curte sem precisar ficar se estressando com os serviços da casa.
      Bj

      Excluir
    2. Jana adoro seu Blog eu o conhesi logo que casei quando estava desesperada por trabalhar e ter um bebe em casa não dava conta da faxina e nao tenho condição e nem tenho uma pessoa de confiança para deixar a chave da casa para fazer aquela faxina então tenho que fazer eu mesmo. Tenho vc como Professora... em fim é com vc que aprendo a decorar minha casa a me organizar Valeu!! Super dicas

      Excluir
  6. Oii Jana, segunda e um dia muito corrido eu achava que era só aqui em casa rsss . Aqui costumo tirar a roupa de cama e vou colocando as coisas no lugar como você mesmo disse final de semana todo mundo em casa rss.
    Eu também tenho ajudantes os dois mais velho faz mas reclama muito mas quem ajuda até quando precisa e ainda fica falando " mamãe eu ajuda" e minha caçulinha de 2 anos ai ja viu né rsss.
    Beijos !!( to adorando os post)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha linda mas os maiores mesmo reclamando façam que ajudem, nem ligue, toda a ajuda é bem vinda e faz com que eles se envolvam com os afazeres da casa e deem valor pro que vc faz...
      É assim mesmo, eles reclamam mas no ficam ficam felizes de estarem numa casa limpa e organizada.
      Bjs

      Excluir
  7. Que gostoso Jana.. tb acho que as crianças tem que ajudar desde cedo, pois se tornam adultos que saberão fazer e no caso dos homens, vão aprender que não é pra mulher dar tudo na mão, tem que ajudar mesmo!!
    Adoro sua casa.. muito fofa, limpiiiiiiinha, imagino o cheirinho bom que tá ai!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Delícia de post, Jana!! Muito gostoso ver seus pequenos ajudando tb! Meu Davi tb me ajuda a arrumar a cama dele e aspirar o seu quartinho, ñ fica aquela perfeição, mas o importante é desenvolver esse habito neles desde cedo.
    Bjos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que fofo o Davi te ajudando, diz pra ele que mandei parabéns por ele ajudar a mamãe, rs!
      Bjssssss

      Excluir
  9. Vc é minha inspiração Jana. Dias atrás vc postou sobre a limpeza da sua casa e fiquei animadinha a fazer por aqui também. Até pensei em te mandar as fotos depois de tudo limpinho, mas acabei não mandando. Sei que é preciso cobrar mais das crianças a me ajudar, pois eles tem quase a idade dos seus filhos e quase não me ajudam. Sua casa além de linda dá para ver que é um brinco, impecável. Muito bom vc compartilhar conosco e nos ajudar a ter mais praticidade em limpar e cuidar da casa. Não tenho ajudante aqui também e as vezes quase enlouqueço. Tenho um aspirador igual o seu. Ele é ótimo mas é tão difícil encontrar o filtro, e vc encontra fácil por aí? Pensei até em reclamar para a electrolux. Beijinhos Jana querida, uma ótima semaninha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monalisa que delícia saber que inspiro vc a ter uma casinha mais gostosa! Fico muito feliz com isso!!!
      Então meu aspirador é um caso sério, tenho duas queixas dele, enche muito rápido o saco de sujeira e é sim dificílimo de encontrar o saco próprio pra ele.
      Pensei tbém em reclamar a Eletrolux, se vc fizesse a queixa tbém seria bom, porque duas falando a mesma coisa dá mais força e eles vão querer resolver rapidinho...
      bj

      Excluir
    2. Oi Jana, me desculpe pela demora, somente hoje voltei nesta sua postagem e vi que respondeu meu comentário. Achei que fosse somente eu que tivesse este problema com o saco do aspirador, vamos sim reclamar. Adoro meu ajudante aspirador, sem ele não fico nunca mais, na outra casa que eu morava custava mais para encher, pq a casa era menor hj enche rapidinho, compro um que já quebrei até tesouras para recortar ele kkkkkkkkkBeijinhos querida!

      Excluir
  10. Aqui em casa ñ é diferente,fica td fora do lugar no fds,mas depois vou colocando nos seus devidos lugares devagar pois trabalho fora na parte da manhã mais no final dá td certo e as minhas criançinhas tbm me ajudam reclamando mas ajudam.........bj!!!!!!!!!seus filhinhos são fofos bj pra eles...

    ResponderExcluir
  11. Tua casa é linda Jana, muito aconchegante, parabéns.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  12. Aqui em casa tb é assim! Deixo tudo a vontade no fds e segunda é dia de arrumar a bagunça!!
    E você está fazendo mais do que certo com seus filhinhos! Ensinando a ter responsabilidade mas sem tirar o direito deles de brincar, estudar e se divertir! Dando uma atividade somente para eles irem aprendendo. Parabens!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo que penso Ana, estou ensinando a ter responsabilidade, a ver que pra ter tudo limpinho e arrumado tem que fazer.
      E eles fazem mesmo! rs...
      bjs

      Excluir
  13. Oi Janaína, querida

    Eu também adoro ver tudo arrumadinho. Mais, como é difícil.

    Aqui em casa somos só eu e marido, mais nos fins de semana, vem os filhos e netinhos, aí já viu, né?

    Meu marido me ajuda muito, pois é aposentado, e sabe fazer as coisas direitinho.

    beijo carinhoso

    Regina Célia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Regina mas que maravilha o marido te ajudar e ainda ser caprichoso, que maravilha!!!
      bjs

      Excluir
  14. Olá Jana!!!Menina aqui em casa tbm faxino td na segunda...antes de tomar conta dos meus tres lindinhos(netos)ñ era assim,mas mudei esquemas p curtir melhor meus fds...e consigo dar mais atenção p meus fofuchos...rsrs...
    bjs querida!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então limpando na segunda e mantendo durante a semana, no fim de semana é só alegria, rs!
      bjssssssss

      Excluir
  15. Nossa Alexandra morri de orgulho agora, que delícia de elogio, tô com o sorriso de orelha em orelha, kkk!
    Mas eu pego no pé deles, aqui no prédio as vezes eles vão na casa de uma amiguinha e falo só saiam de lá se tudo estiver no lugar, guardem tudo que usaram pra brincar. E eles fazem mesmo!
    Obrigada pelo carinho viu?
    bj

    ResponderExcluir
  16. Olá Jana...Boa tarde!!!
    Como é maravilhoso passar por aqui e ler seus posts, nossa não sabe como pelo menos para mim me incentiva muito.Não vejo a hora de vc começar colocá-los diários, os assuntos e td que traz são ótimos.
    Adorei, faço minha limpeza toda sexta-feira mas estou chegando a conclusão como vc faz nas segundas, assim não me cansarei tanto e poderei aproveitar mais meu filhinho e o maridão.
    Bjkas, Gi*

    ResponderExcluir

Obrigada por passar um tempinho comigo!
Seu comentário é muito importante para mim.
Bjs Jana Cassis.

"Não tenho culpa se meus dias têm nascido completamente coloridos e os outros cismam em querer borrar as cores. Não tenho culpa se meu sorriso é de verdade e acontece por motivos bobos, mas bem especiais. Não tenho culpa se meus passos são firmes. Não sou perfeita... Eu tropeço e caio de vez em quando, aliás, eu caio muito. Meus olhos... Tem brilhado bem diferente ultimamente. E brilham diferente a cada dia... e começo a me preocupar... pois tenho medo da velocidade dessas alterações... E no meu mundo mais lindo e completo não consigo entender a existência de algumas pessoas. Mas o mundo aqui não é dos mais justos mesmo... Compreendo. Mas mesmo assim, eu tenho bastante lápis de cor... Empresto pra quem quiser pintar a vida. Mas por favor... Não borrem a minha." Essa sou eu tentando colorir a vida... Beijos mil a todas!! Jana Cassis.