sábado, 2 de fevereiro de 2013

Post especial falando sobre cores na decoração! Primeiro post de uma série, hoje falaremos sobre azul, roxo e violeta...

Hoje começo uma sequência de posts onde irei falar sobre a influência das cores na decoração, a cor escolhida pra um ambiente não pode ser simplesmente escolhida pela estética que causará a esse ambiente. Ela influenciará psicologicamente quem vive ali, podendo causar alegria, euforia, concentração, depressão, aumento de apetite, etc...
Podemos usar as cores a nosso favor, dentro do que precisamos para o nosso dia a dia e é isso que quero mostrar aqui para vocês.
Esse conhecimento que estou adquirindo veio não só pelo curso de Design de Interiores que estou fazendo, mas também pelo livro que estou lendo, Projetando Espaços da Arquiteta Miriam Gurgel.
Achei interessantíssimo mostrar aqui pra vocês eu como apaixonada por cores como podemos usá-las a nosso favor e como primeiras cores a serem demonstradas aqui, hoje nesse primeiro post irei falar sobre a cor azul, que escolhi inclusive pra minha casa e também das cores violeta e roxo.

Azul: Essa cor está ligada a lealdade, ao respeito e responsabilidade.
Como existem variantes dessa cor irei especificar o significado de suas diferentes nuances... 

-Azul esverdeado, aliviam o stress e a tensão, são repousantes, relaxantes e exóticos e também são ligeiramente estimulantes. Aplicados em locais de trabalho ajudarão a acalmar a comunicação e a fala entre as pessoas.

Tenho exatamente esse azul aqui em casa e posso dizer que a sensação do ambiente é realmente de tranquilidade e relaxamento.
Ainda mais agora que tirei o vermelho da decoração, a sensação que tenho ao entrar na sala é de frescor, tranquilidade...


Eu mesmo antes de saber do significado das cores sempre as usei a meu favor, mudo a cor da decoração conforme o momento que estamos vivendo em nossa casa. Se precisamos de estímulo, uma pitada de vermelho faz toda a diferença. Se estamos vivendo um momento estressante ou saindo de um momento de stress, o azul trará a tranquilidade de que precisamos e lembrando que você não precisa pintar uma parede  assim como eu fiz, colocando objetos como almofadas e peças de decoração já trarão ao ambiente a sensação de que você deseja.

-Azul em tons pastel, acalmam e aumentam visualmente os ambientes, como a maioria desses tons, pois refletem a luz e dessa forma conseguem a sensação de amplitude no ambiente utilizado. O uso ideal desse tom de azul é em dormitórios e ambientes para relaxar.

  Fonte da imagem aqui!

O azul também tem seu lado negativo se usado demais, usado em muitos detalhes pode causar a indiferença entre as pessoas.

Violeta e roxo: Está ligado a sensibilidade, a intuição, a espiritualidade e a sofisticação.
O violeta estimula o lado artístico das pessoas. Em tons mais fortes e usado em demasia podem deprimir.

              Fonte da imagem aqui!

Procure evitar violetas claros em ambientes onde precisem desenvolver tarefas mais dinâmicas, pois elas desencorajam o esforço físico.
A cor lavanda é delicada e tranquila , ajuda a elevar a autoestima, então seria uma cor ótima pra usar por exemplo em um closet. Usada em dormitórios refresca e tranquiliza.

Fonte da imagem, AQUI!


Achei que esse conhecimento não é só importante aos profissionais de decoração, como eu que trabalho com isso, mas também pra nós como donas de casa. Porque adequar o ambiente ao momento que nossa família está vivendo pode fazer toda a diferença no ambiente familiar. 
Podemos com isso apaziguar um momento de stress, tristeza, falta de estímulo que nossa família possa estar passando.

Espero que tenham gostado da ideia que tive de passar isso pra vocês, logo volto e no próximo post sobre cores falaremos sobre as cores Vermelho, Laranja e Amarelo.

Bjs


11 comentários:

  1. Adorei Jana...
    Aqui a cor escolhida para uma das paredes é roxo...O significado combina muito comigo tbm...Muito bom...Bjok.

    ResponderExcluir
  2. Boa ideia não, ótima! Vou aguardar anciosa as próximas cores, pois são as minhas favoritas aqui na minha sala e cozinha;-)
    Obs: obrigado pela visitinha no meu blog, beijos!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post Jana,aqui em casa é tudo tranquilidade rs..Bjuss

    ResponderExcluir
  4. Oi Jana!seu escritório ficou tão lindo!!Amei sua dicas coloridas!Cor mexe com a gente mesmo!!Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Eu amo cores q deixam os ambientes,frescos, tranquilos e aconchegantes Jana, ja tinha lido a respeito, mas é sempre bom relembrar! Bjsssssssss

    ResponderExcluir
  6. Eu não sabia que o violeta desencorajava não, rsrs... ótimo post.

    bjo e boa semana!

    ResponderExcluir
  7. Apesar de amar muito as cores sou bem cautelosa no uso delas..Procuro não abusar muito e destacados apenas alguns pontos com vermelho e amarelo. Mas o branco está chegando aos poucos por aqui e estou amando!! Vou acompanhar a série. O azul que você utiliza é lindo...Acho divino!!
    bjokas

    ResponderExcluir
  8. Olá Janaina, tudo bem? Eu gostaria de saber qual deste azul da primeira foto, da sala. Grata, Judite.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Obrigada por passar um tempinho comigo!
Seu comentário é muito importante para mim.
Bjs Jana Cassis.

"Não tenho culpa se meus dias têm nascido completamente coloridos e os outros cismam em querer borrar as cores. Não tenho culpa se meu sorriso é de verdade e acontece por motivos bobos, mas bem especiais. Não tenho culpa se meus passos são firmes. Não sou perfeita... Eu tropeço e caio de vez em quando, aliás, eu caio muito. Meus olhos... Tem brilhado bem diferente ultimamente. E brilham diferente a cada dia... e começo a me preocupar... pois tenho medo da velocidade dessas alterações... E no meu mundo mais lindo e completo não consigo entender a existência de algumas pessoas. Mas o mundo aqui não é dos mais justos mesmo... Compreendo. Mas mesmo assim, eu tenho bastante lápis de cor... Empresto pra quem quiser pintar a vida. Mas por favor... Não borrem a minha." Essa sou eu tentando colorir a vida... Beijos mil a todas!! Jana Cassis.