sábado, 10 de março de 2012

Quer aprender e fazer um vaso lindo pra sua sala? Então vem!

Minhas lindas essa semana coloquei mais um detalhe na salinha, mas esse detalhe tem vida, ele respira e o melhor purifica o ar!
É uma planta chamada Rafia (rafis), olha que linda ela na minha sala...


Eis a nova moradora do recinto, ela é linda, esbelta, cabelos volumosos, rs!
Ah! Vive com os cabelos ao vento, um charme!!!


Mas então pra quem como eu que era leiga de como plantar, vou tentar ensinar aqui como plantar uma muda de rafis...

Precisei comprar, a muda de rafis, 1 vaso cerâmico, 1 saco de 1kg de terra adubada, um pacote de meio kg de pedrisco e uma embalagem pequena de adubo.

Abaixo valor gasto e vou citar também os lugares que comprei, tudo para quem morar por aqui saber onde encontrar...

Vaso: Comprei nas Loja Cassol, paguei R$ 68,00 foi o mais caro, mas vale pesquisar e encontrar um que caiba no seu bolso.
Muda de rafis: Comprei num supermercado perto de casa chamado Big, foi o lugar mais barato, paguei R$ 18,00 nessa muda grande, achei o preço super bom mesmo!

Os itens abaixo comprei em uma loja especializada em plantas:
Terra: 1 saco de 1kg custou R$ 8,00, precisa para complementar o vaso, mesmo a rafis vindo com a terra na muda é pouca e seu vaso não ficará cheinho.
1/2 Kg de pedrisco: Paguei R$ 9,00, você irá precisar para misturar na terra e depois para colocar sobre a terra.
1 embalagem pequena de adubo: paguei R$ 5,00, isso eu comprei mesmo com a terra sendo adubada, tudo pra minha plantinha ficar ainda mais linda e saudável.
TOTAL: R$ 108,00 



No final das contas achei que não ficou barato, mas se fosse fazer isso numa loja especializada com certeza sairia bemmmm mais caro, na loja que comprei a terra perguntei quanto custa uma muda de rafis, a moça me falou que tinha de vários preços, mas a mais em conta sairia por R$ 28,00 e era menos da metade do tamanho dessa comprei. Era uma muda bem pequeninha.


Para o plantio no vaso comprado você irá precisar de uma bacia ou balde, nesse recipiente você irá misturar a terra (vai precisar de metade do pacote) e o pedrisco, usei meio pacote também, mistura os dois bem e coloca a metade dentro do vaso. Aí pega a sua muda tira ela da embalagem plástica que veio e coloca dentro do vaso, cobre com o restante da terra misturada, coloca em cima da terra o adubo comprado, bem pouquinho (uma colher de sopa), aí é só cobrir com o pedrisco puro pra fazer um acabamento.
Sobrou do que comprei o suficiente para mais um vaso. Mas nessas lojas a quantidade que comprei foi a menor, então o jeito é guardar pras próximas plantinhas que virão por aqui...



Mas então dicas para o cuidado da rafis, a mais importante é a seguinte, como esse vaso que comprei não tem aquele prato em baixo pra escoar a água você tem que misturar junto a terra que vai ser colocada no vaso a pedrinha comprada. Tudo pra que a terra não fique compactada com o tempo e também pra ela fiquei mais arenosa. O segredo da Rafis é não molhar muito, pra uma planta como essa e que fica em ambiente interno aconselha-se molhar uma vez por semana e bem pouca água, cerca de 300ml no máximo, isso pra um vaso do tamanho do meu.

No inverno a cada 15 dias é o suficiente.

Bom acho que pra conseguir baratear o custo de um vaso desse é você encontrar um vaso mais em conta, ou comprar aqueles vasos de barro que são lindos, acho que vale a pena procurar...
Outra coisa legal é de repente combinar com uma amiga de fazerem juntas, aí a terra, pedrisco e adubo é divido em dois na hora de pagar, fazendo o custo ficar mais baixo também.

Confesso  a vocês que foi uma experiência nova para mim e eu adorei. Coloquei uma música gostosa, fui fazendo todo o processo e conversando com minha plantinha e agora ela tá toda prosa por aqui!
Ah! Faz uma sujeira ENORMEEEEEEEEEEEE, fiz na minha sala, mexi com terra  então imaginem, kkkkkkkkkkkkkk!!! Mas valeu muito a pena!

Bom é isso,  bjsbjsbjs Jana Cassis.


Ps. Tem um blog lindo da minha amiga queria Tatá é o Cherry Pepper Sublime, lá muitas dicas sobre maquiagem, produtos de beleza, vale muito a pena conferir!







16 comentários:

  1. Menina! A Rafis é uma sensação! Além de embelezar o ambiente, ela praticamente não exige cuidado nenhum, tá sempre linda, nunca murcha...e olha q eu já deixei a bichinha uns 05 dias sem água nesse calorão q anda fazendo viu, de lavada foi a planta q eu mais gostei de ter, e a mais bonita tb. Como eu já tinha o vaso...gastei pouco. Mas valeu muito a pena, pq ela dá vida pro ambiente, valoriza, embeleza...tudo...eu sou suspeita, pq amo rafis! Seu vaso ficou lindo! Bjsssss

    ResponderExcluir
  2. Oi!!! Adoro os post´s de decoração!
    Sigo seu blog, êeee!!! Onde vc comprou o painel da TV? Me rsponda por e-mail, por favor!
    pattyllace@hotmail.com

    meu blog:
    www.by-patty.blogspot.com

    Bjus!!!

    ResponderExcluir
  3. OI Jana....que lindinho que ficou, planta da vida ao ambiente.Aqui em casa desisti,tenho um cachorrinho que sisma de levantar a pata em qualquer vaso que coloco,e aí não sei sepor isso acabam morrendo...
    Ah! estou preparando as fotos da casinha pra te mandar viu!
    bjs!Tenha um final de semana abençoado!!!

    ResponderExcluir
  4. TENHO UMA RAFIS NA MINHA SALA, ELA É UMA MUDA DAS RAFIS DO JARDIM DE INVERNO.EU MESMA PLANTEI NO VASO, DEPOIS COLOQUEI NO CACHEPÔ.MAS JÁ ME DISSERAM UE ELA CRESCE MUITO E FICA ALTA...AÍ EU TIRO ELA DA SALA!A SUA TÁ LINDA!!BJS!

    ResponderExcluir
  5. Adorei ficou linda ai nesse cantinho.jus

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Jana!
    Adorei o seu vaso, adoro plantas dentro de casa, acho que fique um ambiente aconchegante e mais feliz!
    Tenho 3 vasos de rafis na minha casa e gostaria que vc soubesse que elas não gostam de sol direto nelas, pois as folhas amarelam com o sol.
    Parabéns fico lindo o seu vaso !!!!
    Beijosssss

    ResponderExcluir
  7. A Rafis é linda mesmo neh, e planta sempre é bom, dá mais vida ao ambiente!
    Jana, adoro seu blog, e sempre procuro ler, fiquei mto sensibilizada quando seu pai foi assaltado, tbm passei por isso há alguns meses, é terrivel!
    Estou inaugurando um blog tbm, passa lá e me segue, eu adoraria sua presença sempre alegre e cheia de luz por lá!
    bjux

    ResponderExcluir
  8. Ficou demais! Nunca tinha visto sua salapor este angulo! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  9. AMEIII!! FICOU SUPER LINDA!! COMO
    SEMPRE VC MUITO CRIATIVA PARABENS!!!BJS.

    ResponderExcluir
  10. Oi Jana!!! adorei a dica,nao sabia o nomedesta planta! ;-) vou comprar tbm eenfeitar oambiente! Adorei o teu vaso! \0/

    saúde e paz

    Ro

    ResponderExcluir
  11. Oi Jana, td bem? Plantas trazem uma atmosfera de aconchego,não éh!? Além de embelezarem ainda mais nossa casinha...
    Comprei alguns dias atrás o kit = vaso,planta,pedrinhas e tcharammmm...sabe quanto gastei...Cê nao vai acreditar...rs...R$ 55,00...na Leroy Merlin.
    O importante é que ficou lindona no seu cantinho fofo!Aliás todos os cantinhos do seu apê são lindéééérrimos!
    bju

    ResponderExcluir
  12. seu vaso ficou lindo mas eu faço so por encomenda que nao existe no mercado e simplesmente um colirio para os olhos se eu pudesse iria postar aqui uma foto mas nao da

    ResponderExcluir
  13. ola pessoal
    preciso da ajuda de vcs
    eu plantei uma Rafis ela estava linda
    e de repente ela secou.
    minha pergunta e.
    acontece isso mesmo com essa planta
    e depois ela volta ao normal ?
    devo jogar fora ou esperar ela vicejar dinovo ?
    aguardo resposta por favor gente, fiquei muito triste

    ResponderExcluir
  14. Oi, Jana! Recentemente, tbm comprei uma muda de ráfia. Custou R$14,90 com terra e vaso gastei R$30,00. Ficou super linda!! A sua valorizou bastante a decoração da sala. Cheiro!

    ResponderExcluir
  15. Oi, Jana! Recentemente, tbm comprei uma muda de ráfia. Custou R$14,90 com terra e vaso gastei R$30,00. Ficou super linda!! A sua valorizou bastante a decoração da sala. Cheiro!

    ResponderExcluir

Obrigada por passar um tempinho comigo!
Seu comentário é muito importante para mim.
Bjs Jana Cassis.

"Não tenho culpa se meus dias têm nascido completamente coloridos e os outros cismam em querer borrar as cores. Não tenho culpa se meu sorriso é de verdade e acontece por motivos bobos, mas bem especiais. Não tenho culpa se meus passos são firmes. Não sou perfeita... Eu tropeço e caio de vez em quando, aliás, eu caio muito. Meus olhos... Tem brilhado bem diferente ultimamente. E brilham diferente a cada dia... e começo a me preocupar... pois tenho medo da velocidade dessas alterações... E no meu mundo mais lindo e completo não consigo entender a existência de algumas pessoas. Mas o mundo aqui não é dos mais justos mesmo... Compreendo. Mas mesmo assim, eu tenho bastante lápis de cor... Empresto pra quem quiser pintar a vida. Mas por favor... Não borrem a minha." Essa sou eu tentando colorir a vida... Beijos mil a todas!! Jana Cassis.