quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Porque atividade física nos dá sensação de bem estar???

Bom dia!
Ontem fiz um post falando sobre meu retorno a atividade física e como isso me fez bem mental e fisicamente, indo mais a fundo pesquisei o porque dessas sensações...
Seguem aí alguns dos maiores benefícios:

- Maior produção de substâncias antienvelhecimento: os exercícios, particularmente a musculação, aumentam a produção de substâncias químicas, que têm grande ação contra o envelhecimento. Entre elas, as principais são o hormônio de crescimento e a L-glutamina.
2 - Sensação de calma e alegria: a atividade física favorece a produção dos opiatos naturais do organismo, que são cem vezes mais potentes do que a morfina. São as morfinas endógenas, chamadas endorfinas, substâncias produzidas pela hipófise, que diminuem a sensação de dor e provocam felicidade e euforia.
3- Melhor capacidade mental: é fato comprovado que a prática de exercícios melhora a capacidade mental e impede o declínio cognitivo. O fato provavelmente é devido ao aumento do suprimento sanguíneo do cérebro com conseqüente melhor oxigenação e maior aporte de nutrientes e de substâncias essenciais para seu funcionamento, como acetil-L-carnitina, coenzima Q10, fosfatidilserina e pregnenolona.
4- Ação anticancerígena: este é um efeito surpreendente. Inúmeros trabalhos científicos têm mostrado que as pessoas que se exercitam têm menor incidência de diversos tipos de câncer. Talvez a ação conjunta dos enzimas antioxidantes e a modulação do sistema imunitário pelas endorfinas sejam os responsáveis, entre outros, por essa proteção dada pelos exercícios.






E esses são os principais benefícios, mas eles vão muito além...
Então meninas por experiência própria sei que o início é pra lá de complicado, mas depois da fase das dores musculares passar o que colhemos são só os benefícios.
E pra Claudinha Lousão que deixou recadinho no último post digo o seguinte, essa sensação ruim que vc sentiu qdo praticou atividade física talvez seja porque não encontrou algo que realmente goste.
Se não gosta de algo de impacto existem outras formas de se exercitar, yoga, pilates, hidroginástica, natação e por aí vai....
Eu "ODIAVA" no último grau musculação e hoje depois de 1 ano e meio faço sem problemas, não é algo que ame mas faço porque sei dos benefícios.
Bom espero ter ajudado vcs, por hoje é isso, beijinhos mil Jana Cassis.

2 comentários:

  1. Ahhhh linda que saudades!! e sua pequena já está melhor? e adorei a nova cara do blog, mais clean! ficou ótimo!
    bjs carinhosos!
    gi salmazi

    ResponderExcluir
  2. Ei!! adorei sua visita lá no blog rsrs. obrigado pelas palavras de carinho...certos vizinhos são uó mesmo!!! to te seguindo...vc é linda!!!!rsrsr mas agora deixa eu ir pq presciso arrumar minha cazinha que ta uma zonaaaaaaa
    bjocas e ótimo find p vc!

    ResponderExcluir

Obrigada por passar um tempinho comigo!
Seu comentário é muito importante para mim.
Bjs Jana Cassis.

"Não tenho culpa se meus dias têm nascido completamente coloridos e os outros cismam em querer borrar as cores. Não tenho culpa se meu sorriso é de verdade e acontece por motivos bobos, mas bem especiais. Não tenho culpa se meus passos são firmes. Não sou perfeita... Eu tropeço e caio de vez em quando, aliás, eu caio muito. Meus olhos... Tem brilhado bem diferente ultimamente. E brilham diferente a cada dia... e começo a me preocupar... pois tenho medo da velocidade dessas alterações... E no meu mundo mais lindo e completo não consigo entender a existência de algumas pessoas. Mas o mundo aqui não é dos mais justos mesmo... Compreendo. Mas mesmo assim, eu tenho bastante lápis de cor... Empresto pra quem quiser pintar a vida. Mas por favor... Não borrem a minha." Essa sou eu tentando colorir a vida... Beijos mil a todas!! Jana Cassis.