quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Vou contar meu jeito de manter a casa habitável, depois quero saber o seu...

De vez em quando recebo perguntas do tipo:
-Como você faz pra ficar assim tudo sempre arrumadinho?
-Como você consegue manter assim tudo tão limpo?
-Você tem ajuda pra manter sua casa assim?

Quem dera a gente arrumasse a casa linda assim, né meninas? rs...

Mas então hoje vou contar pra vocês como faço, no dia a dia pra manter tudo organizado ou como vivo dizendo, pelo menos uma casinha habitável, rs!
Vamos lá, no dia a dia esse é meu cronograma de organização:

-Arrumar camas
-Organizar a cozinha, que inclui: lavar a louça que estiver na pia, tirar o que está na lava-louça e guardar, limpar fogão, limpar a bancada da pia.
-Depois organizo o que precisa ser feito na lavanderia: colocar roupa pra lavar ou tirar o que está na máquina e guardar.
-Depois disso tiro o lixo.
-A ideia de manhã e deixar tudo o mais organizado possível, pra que de tarde eu consiga terminar os afazeres da casa mais rapidamente...

Foto da cozinha hoje pela manhã, detalhe pro tapete lindo feito pela Karina!

Isso que citei acima faço de manhã, vou pra academia bem cedo, volto e isso é o que consigo fazer antes de buscar as crianças na escola.
Quando busco as crianças e volto, adivinha?
Corro sujar a cozinha, kkkkkkkkkkkkk ou seja, vou fazer o almoço! aiaiaiai...
Aí você deve estar aí se perguntando, mas por que você limpou a cozinha se você iria sujar em seguida? 
Simplesmente porque não consigo cozinhar numa cozinha bagunçada, sem falar que se estiver tudo organizado, isso inclui a lava-louça vazia prontinha esperando a louça do almoço que será devidamente lavada, rs! Essa organização me poupará tempo a tarde, tempo valioso!!!



Então e aí faço o almoço e depois organizo a cozinha de novo! kkkkkkkkkkkk
Aiaiai, mas é assim mesmo...
Nesse meio tempo, a máquina que tava lavando roupa grita que tá tudo pronto, preciso tirar a roupa que está nela, dobrar e guardar e se tiver mais algo pra lavar já coloco em seguida.


Depois dessa parte finalizada, que é a parte do almoço e organização de tudo pra cozinha voltar a ficar limpinha, eu começo a limpeza diária da casa.
Geralmente no dia a dia, passo aspirador de pó e passo pano úmido na sala, cozinha e banheiros e tiro o pó dos móveis.

Nos quartos passo pano úmido somente na segunda e sexta, nos outros dias é somente aspirador de pó e os quartos se mantém limpinhos tranquilamente...

Na segunda e sexta divido o que precisa ser feito e requer mais tempo e atenção, tipo lavar banheiros, limpar janelas, limpar a geladeira, trocar a roupa de cama, etc, etc, etc, são tantos etc que nós donas de casa temos que fazer que ia ter que fazer outro post pra falar tudo, kkkkkkk!
Mas então no dia a dia é isso que faço, a lava-louça me ajuda muito mesmo, é tempo que ganho pra fazer outras coisas, a lava e seca é outra que me dá uma força e ganho mais tempo com ela, pois não preciso estender roupa e quem cuida da casa sabe, qualquer tempinho poupado faz uma enorme diferença.
Mas como falei acima, pra mim o que vale não é uma casa impecável, limpa tipo hospital, pra mim isso é humanamente impossível, mas tento manter a casinha gostosa pra gente amar ficar em casa, isso pra mim é super importante, muito mais que as roupas do armário estarem dobradas impecavelmente e dobradas por cor, rs! 

Meu lema é, casinha habitável e não impecável!

Regra de ouro pra quem tem filhos, brincou, bagunçou, depois tem que guardar! Aqui eles fazem, não coloco a mão nunca nisso!!!
Sobre a pergunta se tenho uma ajudante, não, não tenho, faço tudo sozinha, mas de vez em quando sinto um desejo enorme de ter, kkkkkkkkkkk, mas passa rapidinho é só eu lembrar do dimdim que terei que pagar, de que depois de feito é quase certo que não ficará como eu quero, aí desisto rapidinho e vou fazendo como eu posso e da forma que sei fazer...
E é isso! Aqui esse cronograma funciona, consigo manter a casinha limpa e organizada, lembrando que não fica impecável, pra mim impecável é tudo, mas tudo mesmo limpo e organizado e isso pra mim fazer sozinha, é humanamente impossivel, rs!

Post especialmente feito pra Gi Parziale que me perguntou hoje como mantenho a casinha em ordem, rs!!!
Mas agora me conta, como vocês aí fazem pra manter suas casinhas?
Quero saber!!!
Bjs


40 comentários:

  1. Jana, sua casa é sempre impecável, organizada e mt linda de se ver. Vc é mt abençoada por cuidar bem de sua casa, de seus filhos, cuida de tudo enquanto seu marido trabalha e passa dias fora. Mulher sábia e sabe edificar sua casa. Deus abençoe seu lar, vc é linda!!! Um grande abraço e obrigada por compartilhar sua história. Bjs.....

    ResponderExcluir
  2. Ufa, é cansativvo e corrido né, mas a gente acaba acostumando com a rotina e vai meio que no automático.
    Adorei seu lema rsrs.
    Eu tenho pavor de passar roupas, passo 1x por semana e só, ja cheguei a comprar mais camisas pro marido só para nao precisar passar kkk
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Minha casa e toda de piso frio fácil de manter ,hoje mesmo taquei água,passo pano no dia a dia,cozinha organizada,e banheiro limpo,tenho quintal e uma aréa grande que lavo na semana.amo casa limpinha mas acho que podia melhorar,a casa da outra sempre parece mais limpa.kkkkkbjcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu achava q era a unica neurótica nesse mundo,também tenho essa mesma impressão Marcia...kkk.. e olha que lavo meu cantinho toda sexta,do piso ao teto..op´s do teto ao piso!

      Excluir
  4. Oi, Jana! Que coisa linda vc cuidar de tudo sozinha. Aqui em casa é assim também, mas trabalho fora, e sei que só consigo fazer isso porque as filhotas já são adolescentes, cada uma arruma a bagunça que faz! Rsrs. Parabéns, sua gata! Você é a mil e um talentos mesmo! E faltou dizer que estuda, pesquisa e cria, né???
    Jana, eu queria saber notícias da Deusa, sei que vocês tinham uma amizade além dos blogs. Por onde ela anda, hein? Se não puder falar por aqui, deixa pelo menos inbox pra mim la no face, por favor. Gosto tanto daquela danada! Rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aninha a Deusinha tá firme no blog, olha abaixo o comentário dela, tá por aí inventando e fazendo a gente rir com as peripécias de dona de casa dela, rs!
      bj

      Excluir
  5. É isso aí,amiga!!! Para mim também funciona assim:dividir determinadas tarefas ao longo da semana e outras,repetir todos os dias,com auxílio das nossas super máquinas!!!!Casa organizada e limpinha dá a sensação de conforto que nós e nossos queridos merecemos!! <3 <3

    ResponderExcluir
  6. Amiga amei o roteiro, vou aderir aqui, o que dificulta um pouco minha situação é fazer mil tarefas com as crianças, pois as meninas estão indo pela tarde para escola e o Francesco fica o dia inteiro comigo, mas vou contar caiu do céu suas dicas, vou aderir aqui em casa, principalmente está parte que você citou sobre organizar pela manha, é literalmente preparar a casa para fazer o mais grosso com as coisas em ordem, amei, obrigada mesmo de coração, vou me esforçar aqui, assim quem sabe acho tempo para fotografar coisas lá para o grupo de trocas do Face, rs, vou imprimir as dicas e colocar na parede, até me acostumar com ela. Um abraço enorme!!!
    P.S: Também não tenho ajudante (diarista), acho que elas vêem levam nosso santo dinheirinho e não vale a pena, não tive sorte nunca de pegar uma boa faxineira para limpar meu lar, prefiro como você disse gastar este dinheiro conosco!

    ResponderExcluir
  7. Oi Janinha, vc sabe que me inspiras muito sempre!!Desde que conheci seu blog, fico impressionada com o cuidado que vc dedica para vc mesma e pra casa!Sou sua fã!Amada, eu faço tudo o que vc faz todos os dias,mas faço tudo pela manhã!Á tarde vou pra escola e chego às 6.Aí faço crochê, vejo TV e vou pra academia ou vou caminhar, todo santo dia.Passo roupa nos domingos, final de tarde, enquanto assisto o programa Roda a roda Jequiti do SBT, adoro!Enfim, casa limpa e organizada sempre, inclusive nos fins de semana, a não ser quando vou pra praia ou viajo.Minha casa é de dois pisos e muito grande,mas faço tudo sozinha.Tenho uma faxineira que vem uma vez por ano, quando volto da praia.O resto do ano é tudo comigo,pois não há faxineiras disponíveis por aqui, as melhores já estão empregadas!É isso!!Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Olá menina,
    Aqui em casa tenho a ajuda do marido, porque senão eu iria ficar louca, ele sai bem depois de mim pro trabalho então ele que cuida da casa e comida pra gente.
    O máximo que faço é lavar a louça do jantar, e duas vezes na semana por roupa na máquina.
    Pela manhã, antes de ir trabalhar costumo limpar a bancada da pia, e jogar cloro no vaso.
    No final de semana que faço uma arrumação mais completa.

    ResponderExcluir
  9. Janaaa adorei seu post!! Muito parecida com a minha rotina a sua!! Ficamos moidas..vai dizer, mas depois é tão bom sentar e ver tudo arrumadinho, rsrsrrsrrs..#louca, rsrsr. Tb não tenho ajudante, prefiro usar a grana pra jantar fora, a longo prazo viajar, ou seja, investir o dinheiro para o lazer da família..

    Tenho uma pergunta pra te fazer: uma vez vc falou de um produto k usa para limpar a bancada da pia de granito..vc tem o nome aí?? Na minha próxima casa terei uma bancada de granito pra limpar rsrrs, por isso lembrei de te perguntar..

    Bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mônica eu lavo com água e detergente neutro pra retirar a gordura, esponja do lado macio, seco bem o granito e depois passo lustra-móveis, fica lindo que só, rs!

      Excluir
  10. oi Jana!

    Ser ou não ser rsrs, eu detesto cuidar de casa, mas não gosto de casa suja tem que ser habitável porq impecável só se morasse sozinha aqui rs, Mas eu gosto de uma casa impecável sim, principalmente qd vou receber amigos queridos...

    ... me deu saudades daki, qd vi o post não resisti, amei o post do dia a dia.

    Bju.

    ResponderExcluir
  11. Olá Jana!
    Uma casa arrumada e limpa dá trabalho, mas vale a pena pelo bem-estar que nos é oferecido.
    Aqui em casa também divido meus afazeres durante a semana, e deixo para o final de semana a limpeza mais pesada.
    Bjss

    ResponderExcluir
  12. Jana, vc tirou o adesivo da cozinha?! Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniela tirei sim, logo tem novidade, fiz um post falando sobre a retirada dos lindinhos, rs!

      Excluir
  13. Acabei de ler seu post e já vou correr aplicar este método aqui em casa ,amei as dicas .Depois te conto se deu certo!!BJSSSSSS

    ResponderExcluir
  14. Que casa mais fofa!!! Gostei do seu blog e estou seguindo...

    ResponderExcluir
  15. Oiii

    E essa trabalheira não acaba nunca né...
    E pra quem mora em casa como eu ainda é pior, porque a sujeira se multiplica, e ainda tem quintal e garagem pra lavar.
    Fora que não tenho a lava louças... adoro cozinhar mas a louça é um saco...rsrs
    Nem ligo de por a roupa pra secar porque tenho um espaço bom pra isso, mas no caso pra quem mora em ap como vc é mto melhor mesmo.
    Sua casa tá sempre linda ....

    Beijos



    http://fofinhachega.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. pois é ,vida de dona de casa só merece quem gosta mesmo,eu adoroooooooo,rsrsrrs.todo dia varro e passo pano,em todos os comodos.começo pelas camas e parto pra louça,(confesso que ás vezes não lavo após o jantar)mas sempre tem seja sobra de ontem ou do café da manhã do dia.PIA LIMPA E CAMAS IMPECÁVEIS dão um ar de limpeza se chegar visita inesperada,rsrsrsr...dou uma ajeitada no banheiro.Logo varro e passo pano no chão,tiro o pó dos móveis e cuido das calçadas..isso todo dia,mas de quarta em diante isso muda...além de fazer tuuuuuudo isso,também limpo dentro dos moveis.na quinta limpo as paredes(não q estejam sujam,mas a neura diz que tenho que limpar) e também limpo os vidros,que parecem ser infinitos.cansa viu...na sexta lavo os pisos.... banheiro... e calçadas,pra chegar sábado e estar tudo lindo de bonito!uffa cansei só de contar "proceis"
    ....ahhhhhhhh faltaram as roupas,,,kkk,,ta vendo?não acaba nunca...lavo na segunda e passo na terça!uff...bjusssssss!

    ResponderExcluir
  17. Nossa adorei seu post flor.
    A minha rotina é mais corrida, pois trabalho fora e tbm não tenho ninguém que me ajuda.
    Então tento manter arrumado durante a semana, procuro não desarrumar durante o dia a dia.
    E na sexta a noite eu e o maridão fazemos aquela faxina.
    Mas queria não ter um dia pra faxina sabe?
    Pois acabo estraçalhada na sexta a noite, termino quase meia noite, pois só posso fazer qdo chego do trabalho e no sábado ainda tenho que limpar alguns outros cantinhos que não terminei na sexta.
    Mas prefiro assim do que deixar tudo pro sábado, senão passo o sábado inteiro na faxina... rs
    Bom essa é minha rotina, espero um dia poder me dedicar mais a minha casinha.
    Bjos
    Kizzy
    www.donakizzy.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Jana!
    Vi sua casa na revista minha casa e guardei pra quando tivesse a minha pudesse copiar a sua sala. Olha só que coisa! =) Agora que vou ter minha casinha, comecei a achar o azul forte uma cor que pode enjoar e descobri que foi o mesmo que aconteceu com você! rs
    Bom, sua casa com certeza está me servindo de inspiração!!
    Quero te fazer uma pergunta, sobre a cozinha, não sei se vc pode responder por aqui ou por email, mas sua opinião vai ser muito importante pra mim. então lá vai: Percebi que você não usa tanque na lavanderia. É isso mesmo? você não tem tanque? Pergunto porque irei me mudar pra um apartamento em que a lavanderia é minuscula, e o tanque fica muito proximo do fogão, o que eu nao gosto. Como tambem tenho a lava e seca, quase nao lavo nada à mão e nao pretendo ter um varal. Pra mim, ter uma lavanderia com tao pouco espaço vai acabar sendo um problema... e não quero a cozinha com coisas 'amontoadas' você entende? Parece que o tanque vai acabar ocupando um espaço desnecessário...
    Qual a sua opinião? Me ajuda?

    Desde ja obrigada e beijos com carinho!
    Lu
    lucianaperico002@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lú!
      Tenho tanque sim! Fica do ladinho da máquina de lavar roupa, eu uso muito ele, deixo roupas de molho de vez em qdo, uso pra colocar o balde com o pano de chão, essas coisas, ele é bem pequeno por isso ficou escondidinho ali, rs!
      Bj

      Excluir
  19. Oi Jana,
    já faz um tempinho que estou pensando em fazer um post sobre esse assunto tbm.
    Adorei suas dicas!
    Aqui em casa é td diferente, os horários do povo é tudo meio bagunçado, não tem como fazer td certinho, como eu gostaria que fosse.
    Então faço conforme dá.
    Mas o que eu quero saber é sobre sua máquina de lavar roupas.
    Ela deixa a roupa bem sequinha?? Lava edredom, cobertor grosso??
    A minha tá com o pé na cova.
    Já ressuscitei a coitada não sei quantas vezes.
    Mas estou decidida! No próximo chilique vou acabar com a graça dela e comprar outra zerinho.
    Mas a minha maior preocupação, é com o espaço interno.
    Na minha eu lavo de tudo.
    E se eu comprar outra,a impressão que tenho, é que essa mais modernas não vai me aguentar.
    E ae? Como vc faz com as roupas de cama mais grossa?

    Bjsss

    ResponderExcluir
  20. Vou copiar sua rotina pra ver se me organizo... Rs! Com o Theo bbzinho, toda hora perco meu foco! Bjos!!

    ResponderExcluir
  21. Oiii...Tudo bem?

    ♥Parabêns pelo blog♥

    se puder , visita meu blog..e me segue ( já estou seguindo o seu)

    A compra nosso Castelo - Apê
    http://nossosonhocastelo.blogspot.com.br/

    Uma futura mamãe...
    http://escolhidospordeus1505.blogspot.com.br/

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  22. Amiga, eu tinha uma faxineira que vinha de 15 em 15 dias (desde de que eu engravidei), mas acho chato alguém dentro de casa o dia todo. Gastava água demais (muita mesmo) e era caro.
    Prefiro eu mesma fazer, do meu jeito.
    Agora que a bb está com 7 meses estou me adaptando á rotina novamente.
    Há exceções, tipo, a semana que ela estava resfriadinha não consegui fazer NADA além de cozinhar.
    Diariamente faço: camas arrumadas, pia limpa, área e varanda lavadas e a rotina de estar com as coisas guardadas (nada espalhado pelos sofás, mesas etc).
    Varrer, passa pano e tirar pó tenho conseguido fazer 2 vezes na semana. Como são 3 banheiros, consigo lavar geralmente no sábado qdo o marido está em casa.
    Coloco roupa na máquina quase todo dia e, sim, estender roupa toma um tempão. Louca por uma Lava e Seca.
    Não é fácil e é muito cansativo, mas ver tudo arrumadinho é a recompensa, né?
    :)

    ResponderExcluir
  23. Importantissimo ter uma Lava-Louças,eu com esta coisa de não saber onde iria morar,porque começou com Inglaterra depois São Paulo e agora aqui em BH,depois só Deus sabe,então nunca comprei,mas necessitoooooo de uma urgente,me toma tempo demais.
    Janinha,a partir de Fevereiro vou para outro apartamento,ai sim,posso receber a vontadeeeee,e adivinha quem TEM que vir?...rsrsrsrsrs.
    Bjs
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderExcluir
  24. Oii Jana!!
    amooo suas dicas!!
    aqui em casa faço quase igual a vc :) a unica diferença é que agora na reta final da gravidez eu sempre deixo um serviço básico pro marido fazer rs
    mas eu mereço né
    e também penso q se pagar uma faxineira e $ q poso gastar comigo e a vontade vem e logo vai embora rs

    Um bjão pra vc!

    ResponderExcluir
  25. Jana! Respondi por e-mail. achei q viesse pra cá...
    Vou copiar aqui tá?

    Aqui é assim tb...fora os afazeres na rua q vou bastante...açougue ,feira, mercado, banco...

    Como esse ap é grandinho, to com um ajudante um vez por semana q pega pesado na cozinha e banheiros e eu vou mantendo.

    Não passo roupa...tb já tiro dos varais, dobro bem dobradinho e guardo...vou passando na medida em q usamos. Passo pano úmido na casa todos os dias por conta do pó e da renite das crianças e a gente vai indo. A gente tem q aprender a se organizar, senão não damos conta! Bjukas!!!

    ResponderExcluir
  26. Janaa, sua casa é linda!!
    Acho que realmente não tem como trabalhar fora e ter essa rotina.
    Minha mãe tinha uma rotina assim quando éramos criança e agora que estou me organizando pra casar, penso em seguir essa rotina também!!

    Beijooos
    espacocriativoella.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Olá Jana!

    Gostaria de saber como vc fez a bancada da cozinha, ela é de madeira MDF .


    Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elaine eu acho que é de MDF, foi feita numa loja de móveis sob medida, rs!
      Bj

      Excluir
  28. Oi Jana,

    No dia a dia eu varro e passo pano no chão, arrumo a cama, lavo a louça (na mão mesmo) e guardo as bagunças que estiverem espalhadas. A faxina mais pesada eu faço uma vez por semana ou divido na quinta e sexta, aí é quando limpo fogão, janelas, passo pano nos móveis, lavo banheiro e etc... Roupa eu lavo 1 ou 2 vezes por semana, mas é porque não tenho filhos também né. Cuidar da casa não é fácil né e é um trabalho sem fim, mas necessário! Eu não trabalho, mas faço faculdade e meu curso sempre tem muitos trabalhos complicados para fazer em casa e textos longos e chatos para ler, às vezes, nem parar para cozinhar eu consigo, acredita?! Nessas horas meu marido me ajuda no que pode, porque ele também trabalha... O importante é deixar a casa habitável como você disse!rs

    ResponderExcluir
  29. Definitivamente, a minha nem tem como contar pq não existe rotina. Quero e preciso muito ter. Vou pegar algumas das suas dicas. Bjo.

    ResponderExcluir
  30. Oi, Jana!

    Gostei muito das suas dicas. Sua casa é impecável mesmo com duas crianças. Você é uma mulher exemplar. Parabéns!!!
    Minha casa ainda está muito longe de ser organizada e limpa como a sua. Me considero uma pessoa muito enrolada. Agora estou licenciada mas, antes estava trabalhando o dia inteiro e com meus dois meninos pequenos nunca sei por onde começar. O mais novinho está aprontando todas... Sobe nos móveis, mexe em tomadas, abre a geladeira e fica na friagem mexendo em tudo, se achar o portão aberto foge, tira as coisas dos armários... me deixa de cabelos em pé. rsrsrs
    Mas não vou desistir de tentar cuidar da casa! Vou seguir suas dicas. rs

    Bjs.

    ResponderExcluir
  31. Olá....já tive várias rotinas,,,,mas de 10 anos para cá....faço assim: do dia 22 em diante de cada mês,,,,faço faxina geral.
    No dia 30 termino....é quando chego na rua,,,moro em casa de esquina....além da calçada que é larga e grande tem 4 árvores ...rsrsrs
    Quando começa novo mês,,,vou conservando,,,conservando....e assim levando....até o dia 22....novamente.....
    Trabalho em média 4 horas por dia para conservar e fazer as refeições do jantar.
    Marido e filho almoçam fora....mas levam o almoço de casa....
    Tenho uma cachorrinha vira lata que pouco trabalho e despesa dá.
    É fácil.....mas os tempos são outros.
    Trabalhei por mais de 30 anos fora e cuidava da casa junto com o marido....
    Depois da aposentadoria....coloquei o pé no freio....rsrsrs

    ResponderExcluir
  32. Oi Janaina, amei conhecer seu cantinho, suas ideias, sua casa.. que delicia! Já vim pra ficar. Uma graça tudo.

    Deus te abençoe...Bkjs

    ResponderExcluir
  33. Oi Jana, também estou conhecendo seu cantinho hoje e adorei! Vou visitá-lo sempre! Parabéns por todo zelo e capricho com a sua casa maravilhosa! Gostei e concordo com a sua frase: Casa habitável e não impecável! Pois, somos humanas e não máquinas! E também, concordo em utilizar de todas as facilidades da vida moderna para pouparmos tempo no nosso dia a dia. Beijos! Deivi.

    ResponderExcluir

Obrigada por passar um tempinho comigo!
Seu comentário é muito importante para mim.
Bjs Jana Cassis.

"Não tenho culpa se meus dias têm nascido completamente coloridos e os outros cismam em querer borrar as cores. Não tenho culpa se meu sorriso é de verdade e acontece por motivos bobos, mas bem especiais. Não tenho culpa se meus passos são firmes. Não sou perfeita... Eu tropeço e caio de vez em quando, aliás, eu caio muito. Meus olhos... Tem brilhado bem diferente ultimamente. E brilham diferente a cada dia... e começo a me preocupar... pois tenho medo da velocidade dessas alterações... E no meu mundo mais lindo e completo não consigo entender a existência de algumas pessoas. Mas o mundo aqui não é dos mais justos mesmo... Compreendo. Mas mesmo assim, eu tenho bastante lápis de cor... Empresto pra quem quiser pintar a vida. Mas por favor... Não borrem a minha." Essa sou eu tentando colorir a vida... Beijos mil a todas!! Jana Cassis.